Tontura

Tontura é uma síndrome no cão idoso, e que pode ser muito assustadora para os donos. O cão é atormentado repentinamente com um problema de equilíbrio, usualmente cambaleando, ocasionalmente incapaz de se levantar e mais raramente, realmente rolando mais e mais. Existe uma inclinação da cabeça para um lado e nistagmo, um movimento rápido e rítmico dos olhos. Náuseas e vômitos podem também estar presentes. Não é devido a um acidente vascular cerebral, como a maioria das pessoas pensam. Embora possa ser devido a um fluxo anormal de fluido nos canais do ouvido interno. É mais comum em cães idosos de raças de porte médio a grande. Raramente é visto em gatos. Embora os sintomas sejam alarmantes e frequentemente tornando o cão incapaz, o prognóstico é bom. Melhoras dos sinais clínicos geralmente começam dentro de 48-72 horas e a maioria dos pacientes fica normal dentro de duas a três semanas, mesmo sem tratamento. Inclinação leve da cabeça pode persistir. Veterinários devem ser consultados, já que os sintomas podem também ser causados por infecções de ouvido, corpos estranhos no ouvido ou tumores. O sistema vestibular pode precisar de tratamento, com drogas para cinetose ou fluidos intravenosos se a náusea é severa ou o cão é incapaz de comer ou beber por alguns dias.

Escolha seu novo cão de acordo com seu estilo de vida e viva a situação de cabeça. Além da personalidade do novo membro da família, considere o temperamento, tamanho e a pelagem também. Algumas raças têm traços que talvez sejam objetivados em certas circunstâncias, tais como hiperatividade ou uma tendência para latir. Seu veterinário é um recurso valioso e deve ser consultado antes de você adquirir um animal de estimação de qualquer tipo.