Cuidamos com carinho do seu melhor Amigo, aqui É dos Bichos!

Dispomos de um atendimento 24 horas com uma equipe altamente qualificada.

Odontologia

O que é Doença Periodontal?

 

Mais de 85% dos cães e gatos apresentam algum tipo de doença Periodontal. A Doença Periodontal simplesmente indica que a gengiva e o osso que firma o dente em seu lugar estão sendo destruídos por bactérias da cavidade oral. Esta doença facilmente prevenida é a doença número um, diagnosticada em nossos pets e mesmo assim muitos animais ainda sofrem desnecessariamente. A Doença Periodontal começa com a gengivite, ou inflamação da gengiva, que é causada pela placa bacteriana. A placa bacteriana é uma mistura de saliva, bactérias, glicoproteínas e açúcares que aderem na superfície dos dentes. Eventualmente esta placa endurece e forma o tártaro ou cálculo dentário. O cálculo dentário em particular não é patogênico, não causa doença. Todavia, ele cria uma superfície áspera para maior aderência de placa bacteriana e faz com que ocorra retração gengival, aumentando a superfície para mais adesão de placa bacteriana. Eventualmente, as estruturas que sustentam os dentes (osso, gengiva, ligamento periodontal) são destruídas e o dente começa a ter mobilidade e termina por cair sozinho ou ser extraído. Os sinais da Doença Periodontal são o mau hálito (halitose), relutância para comer, mastigar de um lado só da boca, deixar comida cair, colocar a pata na boca ou esfregar o focinho no chão, salivação intensa, fugir dos carinhos na cabeça e boca ou face dolorida.

 

Recomendamos os seguintes cuidados com os pets:

 

-ETAPA 1: Traga seu pet para um exame odontológico. Não espere seu check up anual se você suspeita que haja um problema.
-ETAPA 2: Inicie um programa de saúde oral em casa. Escovar os dentes do seu pet diariamente é muito importante. Nós também recomendamos o uso de um enxaguante oral, mastigáveis e rações especialmente formuladas para os dentes. Por favor, nos pergunte se você precisar de instruções sobre como escovar os dentes do seu pet ou tiver outras perguntas.
-ETAPA 3: Agende uma visita para que seu pet faça sua limpeza dentária anual com radiografias odontológicas. Isto também é muito importante e garante que descubramos qualquer doença cedo o suficiente para que seja tratada.

 

A doença periodontal e bactérias orais podem facilmente afetar outros órgãos incluindo o coração, fígado, rins, pulmões e cérebro.