Leptospirose
A Leptospirose é uma doença grave, que traz risco de vida e é causada por uma bactéria de forma espiral. Cães, gatos, outros animais e até o ser humano podem ser infectados se sofrerem exposição à urina, ferimentos de mordidas, ingestão de carne infectada ou contato com solo, água ou material de cama dos animais contaminados. Algumas condições ambientais podem favorecer a bactéria: água parada, chuva, enchentes e clima quente e úmido. Pets que vivem em lugares assim, especialmente aqueles que ficam principalmente fora de casa ou fazem atividades como caça ou pastoreio sofrem um risco maior de serem infectados. A bactéria pode se espalhar rapidamente pelo corpo causando sintomas como febre, dor articular, sede excessiva e mal estar generalizado. Em certo momento, as bactérias se concentram nos rins ou fígado onde rapidamente se multiplicam levando a inflamação, posteriormente à insuficiência do órgão e possivelmente morte do animal.
Pessoas infectadas com Leptospirose apresentam os mesmos sintomas que os pets: febre, dor articular, sede intensa e mal estar generalizado. Na maioria das vezes, o homem contrai a doença quando suas membranas mucosas ou ferimentos abertos entram em contato com a urina ou outro fluido corporal de um animal infectado.
O diagnóstico recomendado envolve exames de sangue repetidos com 2 a 4 semanas de intervalo. Este exame detecta a presença de anticorpos que o corpo produz após ser exposto à doença. Vacinações recentes contra Leptospirose podem dificultar o diagnóstico, pois as vacinas estimulam o corpo a criar estes anticorpos. Novas tecnologias têm fornecido exames de diagnóstico mais rápidos e às vezes a urina pode ser usada para o teste, embora este seja menos sensível. Amostras dos rins podem ser usadas, mas isto é feito raramente, pois se trata de um procedimento invasivo.
Felizmente, a Leptospirose pode ser tratada com uma combinação de antibióticos. Se a função renal ficar seriamente prejudicada, os pacientes podem vir a precisar de diálise; alguns pacientes precisam desse tratamento temporariamente e outros para a vida toda.
O tratamento de suporte é crucial para pets que ficam extremamente debilitados pela doença. Fluidos intravenosos ajudam a manter a circulação do sangue pelos órgãos atingidos. Precauções especiais devem ser observadas ao limpar urina ou fluidos corporais de qualquer paciente infectado.
A Leptospirose é uma doença zoonótica e há vacinas à disposição. Infelizmente, a vacina para Leptospirose foi associada a um alto nível de reações vacinais e embora reduza a gravidade da doença, não irá prevenir o animal de se tornar um reservatório dela. Sendo assim, esta vacina só é administrada quando necessário, após uma consulta com o seu veterinário.