Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Câncer

O que é Câncer: Câncer, por definição, é o crescimento descontrolado de células. Qualquer tipo de célula no corpo pode se tornar cancerosa. Uma vez que estas células comecem a crescer fora de controle, elas invadem áreas anteriormente ocupadas por células normais; algumas vezes essas células tumorais se desprendem e viajam para outras áreas do corpo. Aonde quer que elas venham a se alojar, elas podem iniciar novos tumores. Este processo continua até que não haja mais células normais que possam sustentar funções corporais normais. Existem vários fatores que influenciam na rapidez de crescimento e invasão do câncer: o tipo de célula cancerosa, a localização do tumor, a genética do paciente, assim como qualquer doença debilitante e concorrente que o paciente tiver.

 

Porque o câncer acontece: Embora haja muitos estudos devotados em determinar as causas do câncer, muito sobre essa doença ainda é desconhecido. É evidente que fatores como genética, exposição a substâncias nocivas, trauma e idade avançada, podem predispor alguns pacientes a esta doença.

 

Diagnóstico: Exames físicos regulares e um histórico médico detalhado são geralmente componentes chave para detectar câncer. Amostras de tecidos anormais devem ser avaliadas por um patologista para determinar o tipo de tumor e o grau de agressividade da doença. O laudo de um patologista, junto com exames de imagem como a radiografia, ultrassonografia e exames de sangue ajuda a determinar o grau de saúde do paciente e determinar o melhor plano de tratamento.

 

Tratamento: Existem vários tipos de tratamento para o câncer: cirurgia, quimioterapia, radiação ou qualquer combinação destes tratamentos. O que importa é destruir células anormais sem destruir as células normais. Oncologistas veterinários, veterinários que se especializam no estudo e tratamento do câncer, podem ser consultados para ajudar a determinar qual o tipo de tratamento é mais adequado para o paciente.

 

Prognóstico: o Câncer nem sempre é uma doença terminal. A detecção precoce e os tratamentos apropriados são importantes para conseguir a melhor solução. Novos avanços em técnicas de diagnóstico e tratamentos mais eficazes estão sendo descobertos todo o tempo.

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!