Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Himalaio

O gato Himalaio certamente é um exemplar bastante interessante de felinos, sendo muitas vezes um dos mais procurados tanto por criadores de animais como também para pessoas que tem interesse em ter um bichinho de estimação, pelo fato de o gato Himalaia ser dócil, atraente e de bem com a vida, podendo se ter até mesmo em um lar repleto de crianças que ele não ficará nem um pouco estressado. Ele é conhecido também como Himalayan ou Colourpoint.

Himalaio é uma boa raça para casas com vários animais de estimação, famílias com crianças e pessoas que querem ter um gato pela primeira vez, dado ao seu temperamento fácil.  O gato dessa raça apresenta a pelagem e corpo do Persa com os olhos azuis dos Siameses.

Origem

Gato Himalaia ou Persa Colourpoint é a mesma coisa. O nome Himalaia ou Himalaio é usado na América do Norte, por terem uma coloração escura nas extremidades, como os coelhos himalaios. Em outros lugares do mundo, como nos países da Europa, ele é conhecido como Persa Colourpoint, ou Gato Persa de pelo longo, com coloração nas pontas das orelhas, rabo, nariz e patas. Para se conseguir esta nova raça, foram feitas pesquisas e cruzamentos com Siameses e Gatos Persas de várias cores.

Os primeiros pelos longos Colourpoints estavam mais próximos dos Siameses do que dos Persas, pesquisadores começaram a “criar” a raça por volta de 1930, e só conseguiram exemplares definitivos da raça depois dos anos 50, sendo que a raça foi aceita oficialmente nos EUA em 1957. Algumas instituições sobre felinos classificam o gato da raça Colourpoint como uma raça individual, enquanto outras o classificam como uma espécie de Siamês ou uma espécie de Persa.

Comportamento

Os gatos da raça Himalayan costumam ser bons companheiros, doces, inteligentes, sociáveis e bastante amigáveis. Por causa dos genes dos gatos siameses, tendem a ser mais ativos do que os gatos da raça persa, no entanto sem excessos. Esse gato costuma ser quieto, mas alguns exemplares gostam de miar, ainda sendo menos vocais do que o Siamês. De toda forma, o Himalaio apresenta uma voz bastante agradável.

São gatos acima de tudo muito afetuosos, brincalhões e gentis. O gato Himalayan vai preferir receber um carinho a destruir cortinas, além de serem bastante sensíveis a emoções e humores de seu humano. A raça gosta dessa interação com humanos, mas não são tão dependentes assim, por outro lado se eles desejaram atenção se fazem notar com sua voz calma e seus expressivos olhos azuis.  Espere por um gato que vai gostar de brincar, seja com brinquedos caros ou uma simples bolinha de papel.

Aspecto

O Himalaio nada mais é do que um gato de raça Persa, porém com pelagem Colorpoint, ou seja, um gato com a ponta dos pelos coloridas. Sua cabeça se apresenta maciça, grande e redonda, com bochechas bem pronunciadas. Os olhos são grandes e muito redondos, sempre azuis e bastante afastados entre si, lhe conferindo uma expressão doce. Suas orelhas são pequenas, redondas na ponta, ligeiramente inclinadas para frente, não muito abertas na base e bem espaçadas. Seu nariz deverá ser colocado na linha dos olhos, com narinas que possam ser bem desenvolvidas. O Himalyan apresenta um porte de médio para grande, seu corpo deverá ser em padrão Cobby, ou seja, curto formando um quadrado, além de musculoso.

As pernas são bastante curtas e fortes, proporcionais ao corpo de forma que possam formar um conjunto quadrado. Sua cauda é curta e grossa, proporcional ao corpo e provida de grande quantidade de pelos. Sua pelagem é farta, longa e exuberante. As cores admitidas são diversas, passando por tons como chocolate, lilás, azul, vermelho, entre outros. Os pontos da raça Himalayan são orelhas, patas, pés, rabo e máscara que deve deixar visível a cor básica do gato. O corpo deve apresentar cor uniforme com sombras sutis ou áreas mais escuras nos gatos mais velhos, sempre apresentando um claro contraste entre as cores dos pontos com a cor do corpo.

Cuidados específicos

Como muitos gatos de pelos longos, os gatos Himalayan precisam ser escovados diariamente para manter os seus pelos brilhantes. Poderão, além disto, necessitar ter uma limpeza de seus olhos e nariz diariamente. Dependendo do felino, banhar um Himalaia poderá ser uma opção recomendada por alguns criadores, para que possa ajudar a reduzir a quantidade de óleo em sua pele.

Assim como todos os gatos de raças diferenciadas, os gatos Himalaios devem visitar pelo menos uma vez ao ano os veterinários, receber limpezas frequentes nos seus dentes também é uma situação importante já que o gato desta raça cria tártaro.

Saúde

Devido a sua descendência persa, alguns dos Himalayans podem ter o gene que causa uma doença renal policística, chamada de PKD, apesar disto um teste genético poderá ainda revelar que os gatos têm o gene PKD para que possam ser tanto esterilizados como castrados.

História do Himalaio

Podemos citar que a primeira mistura realizada entre um gato siamês e um persa foi feita no ano de 1924 por um geneticista sueco. Apesar disto, foi só no ano de 1935 que surgiu o primeiro padrão de gato da raça com pelos longos. Inicialmente a partir dos anos 30, dois funcionários da área de medicina animal de Harvard teriam cruzado uma fêmea siamesa com um macho preto persa, este cruzamento na verdade não era para criar uma nova raça, mas sim estabelecer as formas que eram herdadas geneticamente. Este acasalamento pôde então produzir uma ninhada de gatos pretos, de pelos curtos.

Em seguida foi feito um acasalamento diferente, uma gata persa negra com um macho siamês. Como resultado nasceram os mesmos filhotes que anteriormente e isto certamente não é algo surpreendente, já que o pelo comprido e o padrão da raça colorpoint são regidos por genes recessivos. Tanto o pai quanto a mãe do filhote deverão contar com os genes de forma que os caracteres possam ser expressos na sua prole.

Ao se realizar o cruzamento com uma fêmea de uma segunda ninhada com um macho da primeira, foi criado o chamado gato Debutante, um gato com corpo de Siamês, além de padrão de cor e cabelos longos do Persa. O Debutante parecia mais um gato balinês de hoje do que o Himalaia. E neste ponto os funcionários de Harvard cada vez mais aprendem o que queriam saber sobre a genética destes animais. Então criadores britânicos instituíram um clube de criadores da raça, com a esperança de que pudessem produzir uma raça que seria padrão de ponta, com o tipo de pelo dos persas. Alguns criadores na América mostraram também interesse neste mesmo objetivo.

Finalmente a partir de 1950, um criador chamado Marguerita Goforth conseguiu criar a pelagem persa no felino como era o esperado. A CFA e do CCPA reconheceram a raça apenas em 1957 sob o nome de Himalaia, nomeado assim para o padrão de cores encontradas em outros animais, como por exemplo, o coelho do Himalaia. No ano de 1961 todas as associações importantes de gatos dos Estados Unidos reconheceram o gato Himalaia.

Características do Himalaio

Os gatos Himalaios se adaptam bem à vida em apartamentos, apesar disto gostam de espaços abertos para que possam se movimentar. Precisam também de brinquedos ou companhia frequente, pois se sentem muito sozinhos.

Assim como os siameses, os Himalaios gostam de brincar buscando um pedaço de papel amassado ou mesmo um brinquedo e vão o entregar ao dono por horas. São dedicados e dependentes de seus seres humanos para companhia e proteção, eles sempre irão ansiar por ser acariciados.

Dentre as características físicas do Himalaio, destacam-se possuir corpo, pelagem, olhos e mesma cor do persa. Outras características do gato Himalaio são suas extremidades, consideradas regiões mais frias, e escuras com o passar do tempo. Isso acontece devido à ativação da enzima tiroxinase, que produz melanina. Por isso os filhotes nascem brancos e escurecem nas patas, orelhas e rosto com o passar dos anos.

O temperamento do gato Himalaio é similar ao do Persa. São gentis, dóceis, preguiçosos e gostam de dormir. Não são nada agressivos, estão sempre buscando a companhia do dono e, apesar de não serem muito agitados, gostam de brincar, por isso é sempre interessante deixá-los com um brinquedo.


Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!