Ácaros

Existem vários tipos de ácaros que infectam os cães, gatos e outros animais. Ácaros são parasitas artrópodes microscópicos que na maioria das vezes infectam a pele ou membranas mucosas. Os ácaros também estão presentes nas aves e répteis. Os ácaros mais comuns em cães e gatos causam a sarna de ouvido, a sarna demodécica, a escabiose e a queiletielose.

Ácaros de ouvido que causam a sarna otodécica, são muito comuns em gatos e são vistos em cães ocasionalmente. Eles vivem primariamente nos condutos auditivos e causam irritação severa. Eles são transmitidos entre os pets, portanto todos os pets que tiverem contato com um pet diagnosticado devem ser tratados. Uma espécie diferente de ácaro de ouvido acomete os coelhos.

O Demodex é um ácaro ao quais todos os cães são expostos, mas apenas um percentual pequeno desenvolve problemas dermatológicos. Em filhotes pequenos, ele geralmente causa pequenas áreas de perda de pelos, especialmente na cabeça e patas dianteiras. Cães adultos tem tendência a mostrar sintomas mais generalizados e geralmente tem lesões de pele avermelhadas e com muito prurido. Cães adultos que desenvolvem a Demodicose geralmente têm outra doença como, por exemplo, o hipotireoidismo, a síndrome de cushing ou câncer que causam supressão do sistema imunológico, permitindo a multiplicação do Demodex que causará as lesões de pele. Já sabemos hoje que o gato possui sua própria espécie de Demodex, mas a doença é muito mais rara em gatos.

A escabiose é uma doença dermatológica dos cães ou seres humanos, causada pelo ácaro Sarcoptes. A maioria dos cães com essa doença sofre de prurido intenso. A Escabiose é altamente contagiosa, mas nem todos os animais que entram em contato com ela tem o prurido. O homem também tem a sua própria espécie de Sarcoptes; a maioria de seus casos está associada ao ácaro escabioso humano, mas é possível que o homem desenvolva lesões a partir do ácaro escabioso do cão.

Espécies de ácaros Cheyletiella spp podem ser visto em coelhos e cães. Ele é especialmente visto nos filhotes de cachorro como flocos de grande escala e às vezes é chamado de “caspa andando”. Não há nenhum tratamento que vai matar todos os tipos de ácaros aqui discutidos. Seu veterinário pode aconselhar você sobre os vários tratamentos para cada problema.