Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Cão Lobo Checoslovaco

O Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente nova, que como o seu nome indica, possui uma aparência bastante semelhante à dos seus ancestrais lobos. Os cães dessa raça são altos, fortes, muito ágeis e que herdaram a máscara branca que é típica dos lobos.

 

Origem

Essa é uma raça, que comparada com as outras raças da região, é relativamente nova. Durante os anos 50 – mais precisamente em 1958 – na Checoslováquia, foram realizados vários cruzamentos entre cães do tipo Pastor Alemão e lobos, experimentos que no final acabaram gerando essa nova raça. Em 1982 o Cão Lobo Checoslovaco foi reconhecido em seu país de origem como uma nova raça e sete anos depois foi aprovado pela FCI.

Mais do que criar uma nova raça de cachorro, os experimentos desenvolvidos na Checoslováquia foram feitos para provar que os genes de cães e lobos eram compatíveis e que poderiam ser combinados para criar uma nova espécie saudável.

Hoje em dia o Cão Lobo Checoslovaco não é mais utilizado como o cão militar de bandos pelo qual já foi famoso e agora ele pode ser encontrado em casas como cão de companhia e também como cão de guarda.

 

Comportamento

Os cães dessa raça são muito valentes, brincalhões, ativos e extremamente inteligentes. O Cão Lobo Checoslovaco tem um temperamento bastante forte, mas com uma educação firme ele irá assimilar as ordens de seus donos com rapidez. Os cães dessa raça são fiéis e dóceis com seus donos, mas também são muito distantes e desconfiados com estranhos. Eles respeitam as crianças e filhotes, permitindo que eles façam consigo coisas que não tolerariam de forma nenhuma de um adulto. O Cão Lobo Checoslovaco aprende facilmente a conviver com outros animais domésticos se for ensinado para isso desde pequeno.

Como qualquer outro cão lobo, a personalidade do Cão Lobo Checoslovaco é uma mistura das personalidades dos cães e dos lobos. Essa raça tende a ser de certa forma um pouco tímida, a não ser quando estão por perto de seus donos, além de se mostrarem nervosos em situações novas. Essa raça é mais parecida com um lobo do que com um cão, podendo se dizer que eles são lobos que não têm medo do homem, raramente demonstrando ter a conexão com os humanos que as outras raças de cães apresentam, a única exceção disso sendo seu dono e em alguns casos sua família. Se você quer um cão quieto, mas que ainda assim é vivaz, majestoso, destemido e leal, essa talvez seja a sua raça.

 

Aspecto

Os cães dessa raça são cães bastante robustos, com uma constituição forte e uma estrutura retangular. Ele possui, no geral, a constituição física de um lobo, herdando o seu modo de se mover, pelagem, cores e até mesmo a sua máscara característica. A cabeça do Cão Lobo Checoslovaco tem forma de cunha e suas orelhas são pequenas, triangulares e erguidas. Sua cauda é implantada alta e quando está em repouso é portada reta e pendente, quando está alerta ela fica levantada em forma de foice. A sua pelagem é reta e bem junta ao corpo, com um sub pelo bastante denso. A cor dele pode variar entre o cinza amarelado ao cinza prateado, sempre acompanhando a sua máscara branca. Suas pernas são longas, dando bastante agilidade e graciosidade ao seu corpo. Seus olhos são de uma cor âmbar, o peito liso, cintura definida, características que ele também herdou de seus ancestrais lobos.

 

Cuidados específicos

Cão Lobo Checoslovaco não foi uma raça criada para viver dentro de casa ou de apartamentos, eles precisam de espaço para viver e também de bastantes exercícios diários. Se estiver solto pelo quintal é preciso vigiar para que ele não escape, já que os exemplares dessa raça podem escalar muros de até dois metros de altura, mas apesar disso também não é conveniente deixá-los presos em árvores, pois podem acabar se machucando enquanto tentam se soltar.

Por ser uma raça tão inteligente, esses cães podem acabar se cansando e se entediando quando os exercícios proporcionados para eles são longos demais e repetitivos. O seu dono deve sempre ter em mãos um amplo repertório de atividades para oferecer para eles. Também é importante frisar que se eles não tiverem exercícios suficientes podem ser tornar inquietos, começando a andar para frente e para trás dentro de casa.

Para que os cães da raça Cão Lobo Checoslovaco cresçam de maneira equilibrada, esses cães precisam de uma matilha – ou seja, a sua família – por isso não é recomendável que eles sejam deixados sozinhos por períodos de tempo muito grandes.

Por ser tão próximo dos lobos, essa raça é extremamente rápida  ágil, então é importante que seja cuidadoso com eles perto de possíveis presas, incluindo outros cães. Apesar de no geral eles não atacarem outros cães a não ser que sejam provocados, é importante sempre estar alerta aos sinais corporais de seu cão.

Além disso, o Cão Lobo Checoslovaco não precisa de escovações regulares, a não ser nas épocas de muda que ocorrem duas vezes ao ano, quando você pode esperar pequenos tufos de pelos pela casa mesmo com a escovação mais diligente.

 

Saúde

O Cão Lobo Checoslovaco é um cão com uma saúde muito boa, mas apesar disso por seu tamanho ele é propenso a ter displasia coxofemoral.

 

História do Cão Lobo Checoslovaco

Para comprovar o alto grau de parentesco entre os cães e os lobos, durante a década de 50 na Checoslováquia foram feitos experimentos biológicos com vários cruzamentos teste entre cães da raça Pastor Alemão e lobos.

O resultado desses experimentos foi uma nova raça de cão, que possuía todas as características físicas e temperamentais de um lobo, mas com o grande diferencial de não possuírem medo do homem, assim como os cães. Após provar que essa nova raça era saudável e que podia se reproduzir naturalmente sem maiores problemas, ela foi batizada como Cão Lobo Checoslovaco, um cão que é tão útil quanto um lobo e tão agradável quanto um cão.

 

Características do Cão Lobo Checoslovaco

O Cão Lobo Checoslovaco é em grande maioria mais parecido com os lobos do que com qualquer outra raça de cão, tanto fisicamente quanto em seu comportamento. Essa raça é conhecida por não ser do tipo que fica no sofá trocando carinhos com seus donos, além de precisar de bastantes atividades ao ar livre.

O seu Cão Lobo Checoslovaco será um cão que apesar de ser bastante afetuoso com o dono e a família, sendo especialmente paciente com as crianças e filhotes, será também bastante desconfiado e arisco com estranhos, não gostando de situações novas em sua rotina, principalmente se não estiverem acompanhados do dono.

 


 

Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato

 

 

 

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!