Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Parvovírus canino

O Parvovírus é conhecido mundialmente e causam doenças em várias espécies de animais. Tipos diferentes de vírus infectam somente determinados tipos de animais. Por exemplo: o Parvovírus Canino (Parvovirose) infecta somente cães e não causa doenças em gatos ou humanos. O Parvovírus felino, um tipo deferente do vírus, causa uma doença diferente conhecida como Panleucopenia Felina.

 

O Parvovírus canino apareceu no final dos anos 70 e foi primeiramente identificado como uma doença distinta em 1978. Como resultado das viagens globais e da importação de animais, a doença se espalhou pelo mundo em apenas dois anos. A maioria dos caninos nesta época não possuía imunidade natural a este vírus e este se espalhou de forma rápida e devastadora, especialmente nos filhotes.

 

O vírus é liberado no meio ambiente por filhotes infectados quando eles liberam suas fezes. Quando cães não protegidos contra a doença entram em contato com essas fezes, e o vírus é ingerido, ocorre a infecção. Todos os cães correm risco, mas filhotes não vacinados estão particularmente susceptíveis à infecção.

 

A maioria dos cães com Parvovirose apresenta sintomas como letargia, perda de apetite, febre, vômitos e diarreia severa e comumente hemorrágica. A desidratação ocorre rapidamente e pode ser fatal. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para aumentar as chances de sobrevivência. Isto geralmente envolve vários dias de hospitalização no setor de internação intensiva na clínica do seu veterinário. Muitos fatores estão em jogo, mas mesmo com o tratamento adequado, seu filhote pode não sobreviver.

 

Vacinação e limpeza do ambiente são pontos críticos para a prevenção de Parvovirose. Seu veterinário irá designar um esquema de vacinação que atenda às necessidades do seu pet.

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!