Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

German Rex

Um gato de pelagem frisada, essa é a melhor definição para o German Rex. Essa raça compõe junto com o Cornish Rex e o Devon Rex o grupo de gatos da raça Rex – mesmo nome dado ao gene que confere a esses gatos o característico pelo frisado. Apesar do reconhecimento que as outras raças têm, o German Rex é ainda pouco reconhecido pelas associações felinas, sendo uma raça considerada rara mesmo na Europa.O German Rex é um gato com um humor geralmente constante e animado, sendo bastante tolerante e paciente. Ele é uma boa opção para pessoas com crianças ou outros animais de estimação, sendo um gato que gosta de ficar dentro de casa, mesmo com sua grande adaptação a variados estilos de vida. Esse gato costuma ser muito ativo, mas aprecia momentos de tranquilidade perto de sua família humana.

 

Origem

A raça German Rex é provavelmente a mais antiga que apresenta uma pelagem frisada. O primeiro gato com essa pelagem, conhecido como “Munk”, foi registrado na década de 1930, proveniente do cruzamento entre um gato de pelos encaracolados com um Russian Blue, no entanto na época não se deu atenção para uma reprodução seletiva. Outro gato com essa característica surgiu em 1946, na casa do Doutor Scheuer-Karpin, no entanto foi apenas em 1951 que o German Rex de fato se desenvolveu. A partir do cruzamento de um gato sem dono com um Cornish Rex, obteve-se os primeiros gatos dessa raça. Com isso, ficou comprovado que o gene que dava esse incomum aspecto a pelagem era comum a ambas as raças.

O fator genético Rex foi obtido por criação seletiva, no entanto existem registros que na Alemanha esporadicamente eram encontrados gatos com essa pelagem frisada do German Rex, antes mesmo dessa reprodução seletiva se iniciar. Enquanto a F.I.Fe reconhece a raça como uma raça individual, outras associações felinas como a CFA e a TICA não diferenciam a raça German Rex das raças Cornish e Devon Rex.

 

Comportamento

É um gato ativo, com um humor constante e temperamento paciente. Se apresenta bastante amoroso com seu dono e sociável com outros gatos – desde que exista uma hierarquia interna -, além de serem tolerantes e carinhosos com crianças. Esse felino gosta muito brincar, se exibindo ao fazer acrobacias e dar saltos no meio de uma corrida em grande velocidade.

gato da raça German Rex se adapta com facilidade a qualquer ambiente, apresentando uma preferencia por viver dentro de casa próximo de sua família. Apesar de serem bastante ativos e gostarem muito de brincadeiras e truques, o German Rex possui momentos de calmaria, nos quais aprecia deitar e receber carinhos de seus humanos.

 

Aspecto

Gato de médio porte, com corpo forte e musculoso, sem ser maciço ou pesado. A cabeça é redonda, o nariz apresenta uma leve quebra em sua base, as bochechas são proeminentes e os bigodes do gato German Rex são mais curtos do que é normal para outras raças, de aparência frisada. As orelhas são inseridas com uma boa distância entre elas, possuem tamanho médio, são largas na base com as pontas arredondadas, a região interna tem aspecto aveludado enquanto os pelos na região externa são finos. Os olhos são inseridos afastados, são também de tamanho médio e se apresentam bem abertos, a coloração é uniforme, luminosa e em harmonia com a cor da pelagem. Sua expressão é uma mistura de amável com sempre alerta.

A pelagem do gato German Rex é curta – embora mais comprida do que a da raça Cornish Rex -, de aspecto que lembra o veludo, ao toque é macia e sedosa; o frisado ocorre em todo seu corpo, de maneira que o pelo deve ser encaracolado ou ondulado. Não apresenta pelo de guarda. As cores aceitas para essa raça são todas com exceção do colourpoint, lilás e chocolate, podendo apresentar qualquer porção do corpo na cor branca. Não é aceito zonas sem pelo em seu corpo e é comum que sua pelagem apresente um padrão tabby, ou seja, malhado ou tigrado. A cauda é de comprimento médio, bem coberta por pelos, mais larga na base vai afilando até a ponta.  Suas patas são de comprimento médio, finas com pés redondos e bem desenvolvidos.

 

Cuidados específicos

A manutenção do German Rex é bastante simples. O mais indicado é que esse gato seja acostumado a tomar banhos ocasionais com produtos indicados para o seu tipo de pelo, evitando o excesso de oleosidade. No lugar de escovação é possível utilizar uma luva de flanela para remover os pelos mortos e manter o aspecto sedoso e aveludado de seu pelo, sem desfazer sua aparência frisada – esse procedimento deve ser semanal.

 

Saúde

raça German Rex é considerada saudável e sem problemas de saúde relacionados à sua genética até o momento. Ainda assim, é importante sempre estar atento aos olhos e orelhas do gato dessa raça, evitando possíveis infecções nesses locais.

 

História do German Rex

Essa raça só ganhou reconhecimento de fato após a descoberta do Cornish Rex, em 1951. O que se sabe é que o German Rex é provavelmente a raça mais antiga de pelagem frisada, sendo esporadicamente encontrada na Alemanha – como seu nome sugere – antes mesmo da criação seletiva do gene Rex que originou o Cornish Rex e o Devon Rex. O primeiro gato da raça a ser documentado nasceu na Alemanha por volta de 1930, porém sem receber devida atenção a criação da raça não foi iniciada.  Anos mais tarde, por volta de 1946, o Dr. Scheuer-Karpin resgatou uma gata de pelagem negra e frisada, que teria se tornado a matriarca da raça German Rex.

Reconhecido pelas associações europeias como a FIFe, o German Rex não é reconhecido pelas principais associações felinas dos Estados Unidos, muitas vezes não sendo separado das raças Cornish Rex e Devon Rex.

 

Características do German Rex

Mesmo que seja menos famoso do que o Cornish Rex, o gato German Rex tem seus encantos. Trata-se de um felino que gosta de truques e brincadeiras, se divertindo ao se exibir para sua família com saltos e acrobacias. Carinhoso, cria forte vínculo com seu dono e gosta de conviver com crianças, aceitando até mesmo outros gatos dentro de sua casa.

A manutenção do German Rex exige banhos para controlar a oleosidade do seu pelo, sendo indicados produtos específicos para a raça, além das escovações semanais para eliminar pelos mortos. É importante dar atenção especial aos seus olhos e orelhas, mantendo-os limpos para evitar possíveis infecções.

 


 

Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato

 

 

 

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!