Domestic Short-Haired
Por causa dessa variação alguns gatos Domestic Shorthair podem viver melhor em um lar sem crianças e outros animais de estimação, enquanto outros aceitam ambos sem problemas. A raça é também indicada para pessoas que nunca tiveram um gato e para solteiros. Além da variação Shorthair, existe também a Longhair e alguns exemplares podem apresentar pelo de tamanho intermediário entre os dois.
Origem
Um Domestic Shorthair não é um felino de raça pura, mas sim um gato obtido de uma mistura de ancestrais, o que influencia especialmente em variações de seu temperamento. A raça foi originada a partir de várias e várias gerações de cruzamentos entre variadas raças de gatos. Os primeiros gatos a chegarem aos Estados Unidos chegaram com os peregrinos e alguns desses gatos servirem de base para criar raças puras e tradicionais do país como o American Shorthair e outros foram usados para cruzamento com outras raças vindo de fora do país.
A raça Domestic Shorthair possui um gene dominante responsável por seu pelo lustroso e elegante, mas também se existe a variação Domestic Longhair. Um Domestic Shorthair pode ser usado para se obter um Domestic Longhair e vice-versa. Para a associação felina TICA os Domestic Shorthair entram no grupo de Household Pet; que é composto por gatos sem raça definida, gatos de “meio” pedigree ou ainda aqueles gatos que apesar de possuírem o pedigree não são registradas ou não satisfazem o padrão esperado para sua raça.
Comportamento
Um gato dessa raça pode ter características completamente diferentes de outro exemplar da mesma raça e isso ocorre devido à mistura que ocorreu em sua ancestralidade. Dessa forma, alguns House Cat Shorthair são dóceis e quietos enquanto outros são bastante vocais e mais ativos. Isso também se aplica ao nível de independência do gato. A grande maioria dos bichanos House Cat Shorthair gosta de brincadeiras quando filhotes e alguns apreciam a companhia de crianças e outros animais de estimação. De maneira geral eles são descritos como amigáveis e facilmente adaptáveis a vida doméstica dentro de casa, ainda assim alguns deles podem nunca se acostumar a vida dentro de casa.
Para a raça House Cat Shorthair o ambiente no qual o filhote cresceu também conta muito em sua personalidade, uma vez que mesmo se conhecendo os progenitores é difícil prever com qual deles o filhote se parece mais em termos de temperamento. No caso de competições, alguns gatos da raça podem se sentir acuados e estressados, de maneira que é melhor deixa-los em casa, onde eles se sentem seguros no lugar de força-los a participar dessa atividade.
Aspecto
O corpo – pode ser pequeno, cobby, esguio, entre outros – e a expressão do House Cat Shorthair variam muito de acordo com seus ancestrais, de maneira que é comum alguns gatos dessa raça se parecerem muito gatos de pedigree. Todas as cores de olhos são aceitas para raça, muitas vezes elas estão relacionadas com a cor de pelagem do gato em questão. Ser um gato de aspecto proporcional é importante, dessa maneira o exemplar não deve pesar nem menos nem mais do que o esperado para seu tipo de corpo. No geral um House Cat Shorthair pesa entre 5 e 10 kg, sendo o macho ligeiramente maior do que a fêmea.
Uma coisa que igual para todos os gatos da raça House Cat Shorthair é seu pelo curto e lustroso. Todas as cores e padrões são esperados para essa raça, incluindo cores sólidas. O que mais conta para gatos dessa raça é que eles sejam bem tratados e tenham aspecto de felinos bem alimentados e saudáveis. Um House Cat Shorthair é considerado adulto a partir dos 8 meses de idade. Para competições, os filhotes House Cat Shorthair possuem características próprias a serem consideradas.
Cuidados específicos
A raça House Cat Shorthair é uma raça de baixa manutenção, dessa forma o dono só precisa se preocupar em escovar a pelagem de seu gato ocasionalmente, mantendo sua aparência lustrosa e removendo os pelos mortos. É importante lembrar que o fato do gato House Cat ser proveniente de variadas raças não o isenta de cuidados básicos como vacinação, idas a veterinários, entre outros.
Saúde
Por ser resultado de uma mistura de raças, felinos House Cat Shorthair costumam ser saudáveis e sem problemas genéticos, apesar de poder apresentar pequenas anomalias provenientes desses cruzamentos não assistidos. Como parte dos gatos House Cat Shorthair passou por situações difíceis e foram resgatados que alguns problemas que não são aceitos em gatos de pedigree são aceitos neles.
História do Domestic Short-Haired
A história de gatos sem raça é bastante antiga e pode ser retomado para o tempo dos faraós ou até mesmo antes disso. Nessa época, era comum que os gatos possuíssem características próprias de determinada área geográfica, mas logo a mistura entre gatos de diferentes áreas começou. Após a Idade Média as pessoas começaram a notar que gatos eram excelentes para reduzir o numero de ratos e outras pragas, além de serem bom companheiros, de forma que eles começaram a se reproduzir de maneira aleatória, gerando os ancestrais dos gatos mistos de hoje.
A associação de felinos TICA aceita o Domestic Shorthair em suas competições, mesmo sem um padrão definido para a raça. Nesse caso é levado em conta a proporção do gato, se ele é bem tratado, tendo o pelo lustroso, livre de pelagem morta, é bem alimentado, entre outros aspectos.
Características do Domestic Short-Haired
O Domestic Shorthair é uma mistura de tantos gatos diferentes que é difícil ter um padrão exato de sua aparência e personalidade, mesmo quando se conhece os pais de um filhote. Alguns podem se parecer bastante com uma determinada raça em sua aparência, mas sua personalidade pode ser bem diferente, sendo que o ambiente onde o filhote foi criado conta muito nesse ponto.
É importante observar seu Domestic Shorthair para não o colocar numa situações indesejável, como competições e convivência com outros pets e crianças, coisa que nem todos toleram. A raça também precisa de cuidados básicos dedicados a qualquer outro gato, como idas aos veterinários, vacinas, boa alimentação e escovação de sua pelagem.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato