Diabetes Mellitus
A Diabetes Mellitus é uma doença crônica de cães e gatos que ocorre quando o pâncreas não consegue mais produzir insulina suficiente para as necessidades do animal. Insulina é um hormônio necessário para o transporte da glicose para dentro das células do corpo. Quando há ausência de insulina no corpo, a concentração de glicose no sangue sobe para níveis altos e anormais. Com o tempo, isto causa danos aos tecidos do corpo e produz sintomas comumente vistos em animais com Diabetes Mellitus.
Sintomas iniciais como fraqueza, perda de peso, mudança no apetite e depressão podem ser sutis e passarem despercebidos pelos donos de pets. Aumento da sede e aumento da frequência em urinar acaba resultando em uma visita ao veterinário, onde deverão ser feitos testes para identificar o que pode estar acometendo o pet da família. Infecções do trato urinário são mais comuns em pacientes diabéticos do que nos de saúde perfeita.
Uma vez que o diagnóstico tenha sido positivo para Diabetes Mellitus, um plano de tratamento será feito para atender as necessidades individuais do seu pet, e suas também. O plano envolverá a quantidade de insulina a ser administrada e como deve ser administrada, bem como restrições alimentares e exercícios para o seu pet. Cães são diabéticos do tipo I e, portanto precisam de injeções de insulina. Gatos são geralmente diabéticos tipo II. As injeções de insulina são geralmente usadas no início, mas ao comer somente uma dieta especial, quase 70% dos gatos conseguem se manter sem a insulina.
Não há cura para a Diabetes Mellitus, mas através de comprometimento em administrar o estilo de vida dele, o seu pet pode ter uma vida alegre e confortável.