British Longhair
Talvez o British Longhair lhe recorde um gato famoso da literatura e do cinema com suas bochechas cheias e seu sorriso feliz, sua face é a personificação do Cheshire Cat (ou gato de Cheshire) da obra de Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas. São felinos com boa disposição, mais reservados, o que os tornam bons animais de estimação. Lidam bem com crianças desde que elas o respeitem.
Origem
Ele é basicamente um Britânico de Pelo Curto de pelos longos, mantendo toda a dignidade da raça. A ancestralidade do Britânico de Pelo Curto, e de certa forma do British Longhair, é muito provavelmente ligada com os gatos de Roma, sendo também uma das raças inglesas mais antigas. O British Longhair é conhecido com Britânico de Pelo Curto em nosso país, recebendo também o nome de Highlander, sendo este menos difundido.
O gato British Longhair nasceu do cruzamento do British Shorthair com o Persa, entre os anos de 1914 e 1918, os felinos que nasciam de pelo curto permaneciam como British Shorthair enquanto os de pelo longo entravam no programa de criação de Persas. Estes cruzamentos foram realizados para tentar dar ao Pelo Curto a robustez e a densidade do pelo, características perdidas após a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de criadores qualificados na época, em razão da situação histórica. A raça Britânico de Pelo Longo recebeu reconhecimento pelo TICA em 2009.
Comportamento
O British Longhair é um gato equilibrado e independente, pouco emocional e reservado. Se adapta facilmente à vida na cidade e no campo. Em casa, aceita bem as crianças e outros animais, mas também fica muito bem se estiver sozinho, desfrutando da sua própria companhia. Não gostam de serem carregados no colo, preferindo sempre manter seus pés no chão de forma digna.
Estes companheiros leais e dedicados não são gatos de colo, mas querem estar onde você estiver; aconchegando-se ao seu lado no sofá. Embora não sejam gatos muito ativos, eles têm seus momentos loucos de correr pela casa. São gatos que não se arriscam em seus pulos, avaliando a situação antes de se aventurar, além da preferencia que possuem por estarem seguros no chão. O gato da raça Britânico de Pelo Longo pode ser deixado sozinho durante o dia, pois seu jeito independente o torna capaz de ficar bem sozinho.
Aspecto
É um gato de porte médio para grande e corpulento, largo e com patas fortes. Eles são pesados, variando de 4 a 8 kg. Seu corpo é completamente proporcional. A cabeça é grande e plana, redonda de todos os ângulos, com nariz curto e bochechas proeminentes. Seu rosto apresenta a impressão de que o gato está sempre sorrindo. As orelhas são redondas com um tamanho que fica entre médio e pequeno. Seus olhos são grandes e redondos, com tonalidades que vão do ouro profundo até o cobre, dão ao gato Highlander um ar divertido.
A pelagem é longa e densa, com abundância de sub-pelo e muito macia ao toque. A textura do pelo do British Longhair pode ser um pouco diferente nos gatos que não são da cor azul. O tamanho de pelo destaca as linhas imponentes existentes nos gatos britânicos. É admitido em todas as cores e variações, exceto o branco puro, sendo a cor azul – que tornou o British Shorthair famoso – a mais comum até os dias de hoje. A cauda é curta, grossa que afina ligeiramente em direção a ponta e bem peluda. As patas da raça Britânico de Pelo Curto são curtas e fortes.
Cuidados específicos
O pelo do British Longhair dá mais trabalho para cuidar do que o pelo do Shorthair, é necessário escovar com frequência para evitar emaranhados, se possível diariamente. É indicado dar banho regularmente para manter a pelagem saudável e em boas condições. Se você planeja dar banho no seu gato em casa, é bom começar quando o gatinho for ainda filhote, para acostumá-lo a manter uma rotina de banho com você, assim ele aprenderá a desfrutar este momento especial a mais com o dono.
Saúde
Não possuem doenças características da raça, são gatos saudáveis. Por conta da pelagem, pode acontecer de engolirem bolas de pelos, que irão parar no aparelho digestivo, podendo causar algum problema facilmente remediável. O gato Britânico de Pelo Longo adora comida e como tende a manter uma vida sedentária, podem ganhar peso rapidamente, por isso é importante ficar de olho nas porções dadas para se certificar de que eles não engordem, além de introduzir alguma atividade física que agrade o seu gato Britânico de Pelo Longo.
História do British Longhair
O British Longhair nasceu do cruzamento do British de pelo curto com o Persa. Estes cruzamentos foram realizados para tentar dar ao Pelo Curto a robustez e a densidade do pelo, características perdidas após a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de criadores qualificados na época, em razão da situação histórica.
O resultado desses cruzamentos foi o filhote com o pelo longo, não exatamente o resultado pretendido. De começo, estes gatinhos não eram usados nos programas de cria, pois não se sabia na época que estes gatinhos carregavam, na verdade, os genes do British Longhair. Mesmo 60 anos depois, alguns British Longhair nascem espontaneamente de cruzamentos de British Shorthair. Alguns criadores, não resistindo à raça, passaram a reproduzir seletivamente os Longhair. A raça foi reconhecida oficialmente em 2009.
Características do British Longhair
O British Longhair é amigável e afetuoso, apreciando a atenção de uma forma pouco exigente. Os machos, mais bem humorados, exigem respeito, mas recebem muito bem a atenção que lhe é dada, enquanto as fêmeas, mais sérias, são verdadeiras senhoritas britânicas que esperam nada menos do que um comportamento adequado e etiqueta daqueles cujas atenções lhe são voltadas. Estes gatos são inteligentes, silenciosos e discretos, apresentando também um comportamento calmo.
Eles definitivamente olham antes de saltar e não se envolvem em pulos arriscados. Eles são tolerantes com crianças e cães, mas não gostam de serem transportados, preferindo manter sua dignidade com os pés bem assentados no chão. O British Longhair se satisfaz com a própria companhia, divertindo-se sozinho enquanto espera pacientemente pelo retorno do dono.
Não exige muitos cuidados com relação a pelagem, apesar de ser mais trabalhoso cuidar de um Britânico de Pelo Longo do que um de Pelo Curto, basta escová-lo regularmente, principalmente em épocas mudança de pelo, e dar banho uma vez ao mês.
A raça Britânico de Pelo Longo costuma gostar de comer, além de apresentar uma vida sedentário com pouca atividade. O melhor meio de incentivá-los a perder peso enquanto brincam: brinquedos que o tentem a perseguir algo como uma caneta com ponta laser, para fazê-lo perseguir o ponto de luz.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato