Bobtail Japonês
Essa raça existe em duas variedades, a de pelo longo e também a variedade de pelo curto, ambas dividindo a mesma história e características gerais, assim como o comportamento.
Origem
O Bobtail Japonês, ao contrário do que indica o nome, originou-se na China, cerca de 1.000 anos atrás e é uma das raças que surgiram naturalmente – sem nenhuma intervenção do homem com intervenções nos cruzamentos e seleções. O Imperador da China teria dado um Bobtail como um presente ao Imperador do Japão, no século VII e desde então tem sido considerado um símbolo de boa sorte no Japão.
Essa raça experimentou a fama e a vergonha no Extremo Oriente. O Japão sofreu com uma ameaça de infestação de vermes que prejudicariam a produção de seda, importante para o comércio. Com isso o governo japonês mandou soltar os Bobtail nas ruas, para que eles cuidassem da peste; em 1602 a raça foi rebaixada do posto de gato do Imperador para gato de rua.
Levado aos Estados Unidos no final da década de 60, o Bobtail Japonês tem crescido consideravelmente em número, tendo sido reconhecida como raça para participar de concursos de gatos em 1976. Hoje a raça é conhecida como símbolo japonês de boa sorte e prosperidade, aparecendo como figura em cerâmica ou em pinturas com uma pata levantada em restaurantes japoneses.
Comportamento
Os gatos dessa raça são conhecidos por serem comunicativos, principalmente com suas pessoas favoritas, com quem se mostrarão muito dóceis. Eles exalam confiança e intelegência. Por possuirem bastante energia eles são facilmente treinados a usarem coleiras e aprenderem obediência básica. O Japanese Bobtail é uma raça que também é bastante sociável e que se relaciona muito bem com crianças e visitantes, sem se mostrar particularmente hostil com ninguém.
O Bobtail Japonês é um gato conhecido por ser bastante conversador, podendo passar um bom tempo “conversando” com suas pessoas favoritas, usando um tom de voz melodioso e suave. Ele se adapta com facilidade a situações novas, pessoas desconhecidas e até mesmo outros animais, além de serem ótimos gatos para se levar em viagens.
Esses gatos adoram brincar, seja com um fio de água saindo da torneira, em algum jogo de caça com feiches de luz ou mesmo bolinhas e até mesmo pulando e dançando com seus brinquedos favoritos. Por sinal, é muito fácil encontrar o Japanese Bobtail com alguma dessas coisas na boca quando não está miando para seu dono. Quando não estão ocupados brincando, esses gatos são facilmente encontrados explorando cada canto da casa, desde pequenos buracos que passam despercebidos para nós ou até mesmo subindo no parapeito da janela para observar o que está acontecendo do lado de fora da casa.
O Bobtail Japonês não é um gato de colo e apesar de aproveitar os afagos de seu dono durante um cochilo breve, esses gatos são ativos demais para permanecerem dessa forma por muito tempo – existem muitas coisas e lugares para serem explorados e muitas aventuras para acontecer para que eles fiquem quietos em um lugar só.
Aspecto
Além de ser uma das raças de gatos mais antigas que se tem conhecimento, o Japanese Bobtail é um gato que pode se orgulhar de sua longevidade – eles podem viver entre 15 e 18 anos. A característica mais marcante é a quase falta de cauda, que raramente aparece maior do que 3 cm e que por isso é conhecida por seu aspecto de “pompom”. Assim como as nossas digitais, as caudas desses gatos são únicas para cada indivíduo e não se repetem nunca.
A raça é dividida em duas variedades – a de pelo curto e a de pelo longo-, em cor única ou até tricolor. O Bobtail Japonês tem o corpo médio, longo e elegante, cabeça triangular com olhos ovais – que dão ao gato um ar oriental que é muito apreciado – e focinho reto. Suas patas são outra característica marcante da raça, já que as patas traseiras são ligeiramente mais compridas que as dianteiras.
Cuidados específicos
Escovar o pelo para retirar a pelagem morta. Além de fazer bem para o pelo, o Bobtail Japonês irá agradecer a atenção extra. Essa não é uma raça aconselhada para pessoas alérgicas à pelos de gatos.
Se você estrá procurando um gato que seja bom com crianças, amigável e brincalhão, além de não se importar com viagens e mudanças de ambientes, o Japanese Bobtail é o gato certo para você.
Saúde
O Bobtail Japonês tem uma saúde forte, é resistente a diversas doenças. Pode viver de 15 a 18 anos sem demonstrar nenhum problema grave de saúde.
História do Bobtail Japonês
Registros escritos e pinturas documentam a existência do Bobtail Japonês no Japão há, pelo menos, 1.000 anos. Uma pintura do século XV, no Instituto Smithsonian, em Washington-DC, mostra dois Bobtails de pelo longo. Também há esboços do Bobtail Japonês sentado ao lado de gueixas. Tal como acontece com outras raças antigas, há muitas lendas que cercam sua origem.
Em 1968, o Bobtail Japonês chegou à América do Norte, quando o criador Judy Crawford enviou os primeiros gatos para Elizabeth Freret, nos EUA. Quando Judy voltou para os EUA, ela trouxe mais gatos desta raça com ela e, junto com Elizabeth Freret, trabalhou para conseguir com que a raça fosse reconhecida oficialmente.
A TICA inicialmente reconheceu o Bobtail Japonês de pelos curtos para competição em junho de 1979. Mesmo que os de pelos longos também já existissem há séculos, só foram reconhecidos em março de 1991.
Características do Bobtail Japonês
Estes gatos encantadores são muito ativos e inteligentes. Eles gostam de companhia e são amorosos. O Bobtail Japonês adora brincar, seja na água, seja participando de uma brincadeira de caça ou com um brinquedo. Quando não estão ocupados brincando, eles estão por aí explorando cada canto e recanto, investigando um armário ou escalando até o topo da estante de livros para ter uma visão melhor do que está acontecendo.
Os gatos da raça Bobtail Japonês não são gatos de colo, mas se contentam com um cochilo no colo do dono. Eles são leais à sua família e se adaptam bem a outros animais de estimação e crianças, tornando-os uma excelente adição a qualquer família.
O Bobtail Japonês tem seu nome assim por causa de sua característica mais distinta, a cauda que parece um pompom. Não há duas caudas iguais, por conta das diferentes flexões e torções, podendo ser flexíveis ou rígidas. O pelo na cauda é mais longo do que o do corpo, resultando na aparência de pompom.
As fêmeas pesam de 2 a 3 kg, enquanto os machos pesam de 3,5 a 4,5kg. O Bobtail pode ter o pelo longo ou curto e tem uma grande variedade de cores e padrões. A cor tradicional é o tricolor mi-ke (mee-kay), que combina vermelho, preto e branco. Eles podem ter qualquer cor de olhos, mas aqueles com duas cores de olhos diferentes ou com olhos azuis são especialmente apreciados e são encontrados mais frequentemente em gatos com o pelo branco.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato