Bernese Mountain Dog
Origem
O Bernese Mountain Dog é uma raça muito antiga da Suíça, que ao longo dos séculos e com os vários cruzamentos feitos, tornou-se o cão que conhecemos hoje. Em seu país natal, os Bernois Bouvier foram muito usados pelos agricultores como cães de guarda e também por criadores de gado, ajudando a manter os rebanhos seguros. No final do século XIX, por causa da boa reputação do queijo suíço, os agricultores tiraram o melhor proveito do desempenho dos cães da raça Bernese Mountain Dog, muito utilizados para puxar as carroças de leite.
Comportamento
O Bernese Mountain Dog é um cão equilibrado, leal, amigável, determinado e tem um instinto protetor muito forte. A raça Bernese Mountain Dog tem caráter muito bom, é um cão independente e reservado com estranhos, mas muito afetuoso com seus donos.
Aspecto
O Bernese Mountain Dog é um cão grande, forte e bem proporcional. Seus membros são estreitos e fortes. Tem orelhas médias, triangulares e que pendem sobre os lados da cabeça. Sua cauda é espessa e cai no torso. O pelo é fino, liso, longo e preto com vermelho e manchas marrons nas bochechas, olhos, pernas e peito. O Bernese Mountain Dog tem marcas brancas na cabeça (claramente definida e simétrica), pescoço, peito, pés e ponta da cauda.
Cuidados específicos
Precisa de muito espaço e exercícios regulares. Se você não pode oferecer passeios todos os dias, terá de viver em uma casa com um jardim. O Bernese Mountain Dog é um cão robusto, pode viver feliz ao ar livre desde que você tenha um estande coberto para refúgio em caso de mau tempo. A pelagem do Bernois Bouvier é muito fácil de manter, bastando apenas 10 minutos de escovação diária.
Saúde
O Boiadeiro Bernês pode sofrer displasia coxofemural.
História do Bernese Mountain Dog
Para descobrir as origens do Bernese Mountain Dog, é preciso voltar séculos atrás no tempo e encontrar as remotas montanhas e vales do interior da Suíça, de onde a raça é originária. Os ancestrais deste cão viveram e trabalharam com os agricultores para protegerem tanto as pessoas quantos os animais, contra predadores naturais.
A história nos mostra que, por volta de 1000 d.C., os agricultores suíços tinham procurado por uma existência pacífica nas encostas montanhosas, onde conviviam em harmonia com a natureza e seus animais. As famílias mais abastadas sempre tinham grandes cães de trabalho como protetores da terra e da casa.
Naquela época, a avaliação de qualquer cão exclusivamente dedicado a cuidar de propriedade da família, residia em sua habilidade e utilidade como pastor e como um protetor das pessoas da família e suas propriedades. Por volta de 1850, os cães do gado foram tomados para outros trabalhos. Agricultores suíços, conhecidos pela sua capacidade de produzir queijos de categoria verdadeiramente superior, usavam seus cães para puxar carros carregados com latas de leite que eles usavam para seu negócio. Antes disso, a raça não tinha um nome formal. Os cães eram conhecidos simplesmente como cães de fazenda, cães do queijo ou mesmo cães carniceiros.
Compreensivelmente, estes cães eram conhecidos por suas marcas específicas: aqueles com colarinhos brancos foram chamados de “acollarados”, aqueles com estrelas em seu rosto eram chamados de “estrelados”, enquanto os com pequenas manchas brancas no rosto eram conhecidos como “Baris” (ursos). Aqueles que tinham manchas castanhas acima dos olhos foram chamados de “Vierauglis”, uma palavra que significa “quatro olhos”.
Devido à natureza prudente e eficiente dos cães de gado, houve uma grande demanda por cópias. Eles foram comprados e vendidos em grande escala e, por meados do século XIX, o centro deste comércio estava em Durrbachler Gasthaus. Talvez por isso a raça se tornou conhecida como Durrbachler, devido ao nome do seu shopping.
Ao mesmo tempo, a popularidade do São Bernardo foi crescendo. O enorme São Bernardo, com a sua cor uniforme, cativou a atenção dos cinófilos, enquanto o suíço Cattle Dogs Tricolor permaneceu inalterado em áreas remotas onde eram muito necessários aos agricultores e artesãos.
O interesse em cães São Bernardo continuou a crescer, enquanto menos atenção foi dedicada aos humildes cães de montanha. Em 1892, houve uma grande mudança de atitude, quando Franz Schertenleib, dono de um albergue em Burgdorf, despertou um interesse que renovou o tipo antiquado de cão de agricultor.
Inspirado nas lendas que seu pai contava sobre esta raça, ele embarcou em uma missão de preservar estes cães por muitas gerações. Mas, certamente, o maior impacto sobre a evolução da raça aconteceu nos primeiros anos do século XX e foi devido aos esforços de Albert Heim, professor de geologia em El Salvador e considerado como o pai da raça Bernese Mountain Dog, que não mediu esforços para garantir o reconhecimento desta raça.
Características do Bernese Mountain Dog
O Bernese Mountain Dog é um cão tricolor impressionante, de porte grande e com uma disposição muito amigável. Ele é inteligente, forte, e tem agilidade natural para exercer as funções de proteção e pastoreio para as quais foram originalmente criados e utilizados na Suíça. É um cão amigável e autoconfiante, calmo, alerta e embora possa parecer indiferente com estranhos, é resolvido, fiel e muito dedicado ao cuidado da família.
Ele funciona como um grande cão da família, porque quando o dono está dentro de casa ele tem um baixo nível de atividade e uma forte necessidade de estar perto dele. Sua maior felicidade é simplesmente estar com seus entes queridos. Dadas essas características, o Bernese Mountain Dog não é um cão adequado para viver em um canil e certamente será muito infeliz sem a constante companhia humana.
Se o Boiadeiro Bernês for abandonado ou constantemente deixado sozinho, pode tornar-se aborrecido e inquieto quando não atribuída uma tarefa específica para que se ocupe. Um jardim não é grande o suficiente para ele. O Bernese Mountain Dog adulto precisa de longas caminhadas diárias, de pelo menos uma hora, para ficar mental e fisicamente equilibrado, mas se não for um cão adulto e ainda não tiver completado um ano de idade os exercícios devem ser limitados, para evitar que a estrutura do esqueleto ainda imaturo seja prejudicada.
O Bernese Mountain Dog também é um bom cão de guarda, que irá alertar a todos ao menor sinal de proximidade de um estranho ou intruso. Este cão é considerado absolutamente confiável como um animal de estimação e de companhia da família.
Instintos para pastagem e guarda deste cão possui influência em quase tudo que ele faz. As crianças adoram brincar com o Bernese Mountain Dog, tanto por seu tamanho quanto por sua disposição lúdica. E, apesar de sua natureza nobre, um cão pode tornar-se incontrolável sem a formação adequada.
O Bernese Mountain Dog tem um forte desejo, mais do que isso, uma necessidade inexorável para o trabalho e, portanto, está constantemente buscando um desafio ou um trabalho a fazer. Encaixa-se muito bem em muitas tarefas diferentes e é um cão que quer e está disposto a agradar.
Desde que tenha sido devidamente educado, o Bernese Mountain Dog nunca irá desafiar a autoridade de seu mestre. Os cães da raça Bernese Mountain Dog também têm um grande senso de humor e muitas vezes apresentam um comportamento brincalhão, fazendo palhaçadas para se tornarem o centro das atenções. Eles podem, no entanto, apresentar traços de teimosia que podem levá-los a serem um pouco manipuladores.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato