Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

American Bobtail Shorthair

O American Bobtail relembra o Lince americano (Bobcat), no entanto uma conexão genética nunca foi comprovada. Atualmente a raça é aceita nas variações de pelo curto e de pelo semi-longo, vindo em todas as cores e padrões, mas sua marca registrada é a cauda curta. Acredita-se que a raça já existia na natureza muito antes de humanos começarem seu programa de criação.

Apesar da aparência selvagem apresenta temperamento calmo, de maneira que o American Bobtail Shorthair se torna uma boa companhia para pessoas que nunca tiveram um gato, pessoas ou famílias com outros animais de estimação e famílias com crianças mais velhas. Moderadamente ativos, os gatos dessa raça não costumam ser daqueles que passam horas apenas enrolados no sofá, nem aqueles que parecem ter uma bateria infinita e nunca parar quieto no lugar.

 

Origem

A raça teve origem nos Estados Unidos, como o próprio nome indicada, e é considerada rara fora desse país. No ano de 1965, um casal de férias no Arizona observou um pequeno gato de aparência selvagem, como um Lince, e cauda curta portada ereta. O casal, de sobrenome Sanders, adotou esse felino e o cruzaram com uma gata Siamês. Um dos gatos originados desse cruzamento foi cruzado com um felino creme e deu assim inicio a raça American Bobtail.

A cauda curta desse gato é originada de um gene dominante, como esse gene não é controlado os filhotes de uma mesma ninhada por apresentar caudas de diferentes tamanhos, mas geralmente sem ser maior ou menor do que o padrão. No começo o gato American Bobtail possuía pelo curto, no entanto com a introdução da raça Himalaia surgiu o American Bobtail Longhair, ou seja, um gato de pelagem semi-longa que possui todas as características encontradas na versão original. A aceitação da raça pelo TICA veio em 1989.

 

Comportamento

De maneira geral, o American Bobtail se apresenta calmo e paciente. Com um jeito bastante delicado, costuma ser ligado não apenas ao seu dono, mas sim a família inteira, por isso não costuma lidar muito bem com longos períodos sozinho. Sua socialização com outros gatos é boa e até mesmo aceita a presença de cães bem comportados no local em que vive. O gato American Bobtail apresenta fácil adaptação e uma boa disposição excepcional. Até mesmo sua forma de obter atenção é delicada.

Mesmo com esse temperamento mais delicado, o gato da raça American Bobtail se mostra um caçador muito bom. Inteligentes e moderadamente ativos, esses gatos gostam de brincar, começando brincadeiras com seus donos e se distraindo com seus brinquedos favoritos. Aliás, a inteligência da raça se apresenta acima da média dos gatos domésticos, provavelmente porque a natureza o desenvolveu dessa maneira para sobreviver no seu habitat natural. A raça pode ser ensinada a andar na coleira, adorando sair para caminhar com seu dono. Quando alguém conversa com ele, o American Bobtail costuma responder bem vocalmente, mesmo sendo normalmente quieto.

 

Aspecto

Gato de tamanho médio a grande, que pesa de 3 a 9 kg, com corpo do tipo semi-cobby a cobby, com ossos e musculatura bem desenvolvida, pesado. O American Bobtail é sólido que ao mesmo tempo apresenta a graça de um atleta. Cabeça larga de contornos arredondados, focinho se apresenta quase tão largo quanto comprido, nariz largo com uma leve curvatura entre os olhos, apresenta as maçãs do rosto bem desenvolvidas. As orelhas são medianas, largas em seu local de inserção, arredondadas nas pontas, a pelagem típica de Lince é desejável, são inseridas afastadas e em posição de alerta. Possui olhos grandes, ovais e amendoados, com cor em consonância com o tom de sua pelagem, sua expressão é de um caçador.

Todas as cores e padrões são aceitos para a raça American Bobtail, com ou sem a cor branca, seja na variação curta ou semi-longa. Sua pelagem curta se apresenta em camada dupla, sendo densa, com aspecto de pelúcia, lembrando por vezes a pelagem de coelhos. Patas de comprimento médio, sendo as posteriores um pouco maiores do que as anteriores, os pés são grandes e devem apresentar pelos interdigitais.  A cauda é curta, medindo entre 2,5 e 10 cm, flexível e com pelagem bastante farta, quando o gato está em alerta tende a ficar portada ereta.  A maturidade completa da raça é atingida por volta dos três anos de idade.

 

Cuidados específicos

Esse gato é de fácil manutenção, mesmo na variação semi-longa. A escovação semanal basta para remover pelos mortos e manter a aparência de pelúcia do gato American Bobtail de pelagem de curta. Banhos ocasionais também são indicados para ambas as variações da raça.

 

Saúde

Gatos da raça American Bobtail costumam ser saudáveis, no entanto aqueles que nascem sem rabo – o que eventualmente pode acontecer – costumam apresentar problemas de saúde por causa de sua espinha muito curta. De todo modo, a seleção natural produziu um gato forte e sem problemas de saúde de origem genética.

 

História do American Bobtail Shorthair

A raça foi desenvolvida pela seleção natural, vivendo em regiões selvagens dos Estados Unidos por vários anos. Muitas pessoas acreditam que o American Bobtail seria descendente do Bobcat por causa de sua aparência selvagem, no entanto nunca se comprovou tal vinculo genético entre eles.

Sua criação de fato começou em meados dos anos de 1960, quando um casal viajava próximo de uma reserva indígena no estado da Arizona. O casal formado por Brenda e John Sanders encontrou um gato de aparência selvagem e cauda curta e resolveu adotá-lo, lhe dando o nome de Yodi, que virou o patriarca da raça American Bobtail Shorthair.

 

Características do American Bobtail Shorthair

O American Bobtail é um gato doméstico de aparência selvagem, mas com a inteligência e delicadeza de um felino que desejamos dentro de casa. A característica mais marcante da raça é sua cauda curta e flexível, que se movimenta e se posiciona de acordo com o humor do felino. Além disso, cuidados com um American Bobtail são poucos, até mesmo na variação de pelagem semi-longa.

Calmo e tranquilo, esse gato vai viver pacificamente em família, com outros gatos e até mesmo cachorros. Bastante apegado não apenas ao seu dono, mas na família como um todo, o American Bobtail Shorthair aprecia a companhia humana. É também um gato que gosta de brincadeiras e um excelente caçador.

 


 

Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!