European
Com temperamento geralmente fácil, o European é uma boa opção para quem quer ter seu primeiro felino, para casas com vários animais de estimação ou ainda para famílias com crianças mais velhas que vão respeitar esse gato.
Origem
A raça deriva de gatos domésticos comuns na Europa, obtido através da seleção de aspectos estéticos pelos criadores. Criadores suecos começaram a cruzar gatos sem pedigree, mas com características atrativas, entre si e acabaram obtendo o European na tentativa de se obter uma raça que possuísse a aparência dos gatos da época de Roma. Ainda assim, não se sabe ao certo quando sua história teve inicio; o que a maioria acredita é que seu antecessor chegou à Europa através dos romanos a cerca de dois mil anos – durante o Império Romano -, sendo proveniente da África. Os gatos selvagens africanos teriam então sido cruzados com os selvagens europeus, dando origem ao gato doméstico no continente.
Sua história é antiga e o primeiro padrão para a raça foi obtido no ano de 1925, mas por muito tempo esse gato foi homologado junto da raça British Shorthair, sendo reconhecido como uma raça individual apenas em 1982 pela FIFe. Por ser uma raça pouco comum nos Estados Unidos, associações americanas como a CFA e a TICA ainda não reconhecem o gato da raça European.
Comportamento
Essa raça é ativa e gosta de brincadeiras, quando comparados aos gatos sem raça é mais calmo e meigo, com temperamento geral mais fácil. Possui uma boa capacidade de adaptação, mas prefere viver numa casa que permita que ele saia para utilizar seu instinto caçador. Com sua família o European é de convivência tranquila e um bichano afetuoso, sendo um bom companheiro para crianças, apesar de preferir as mais velhas que vão o respeitar. Apesar disso, esse gato pode apresentar temperamentos variados devido sua origem – seus ancestrais são gatos de diferentes temperamentos -, sendo alguns mais tranquilo e quietos do que outros.
Dinâmico e conhecido como um bom caçador, o gato European aprecia a vida ao ar livre. Inteligente e forte, o gato dessa raça pode se virar bem sem a presença de humanos, sendo, portanto, classificado como gato doméstico. A melhor maneira de saber o comportamento de um European é julgando cada gato individualmente no lugar de definir um padrão completo para os gatos dessa raça. É comum que o bichano dessa raça “desapareça” de casa ao amanhecer ou ao entardecer, sendo esses os horários mais propícios para uma caçada.
Aspecto
Sendo de tamanho médio para grande, um macho da raça Celtic Shorthair pesa até 8 kg, seu corpo é do tipo alongado, sem aquela aparência mais atarracada que é esperada no British Shorthair. Trata-se de um gato robusto e musculoso no geral, mas ainda assim atlético. Sua cabeça possui contornos arredondados, sendo levemente mais longa do que larga, tanto o crânio quanto a fronte possui contornos ligeiramente arredondados, as bochechas são bem desenvolvidas – principalmente nos machos -, o nariz não apresenta stop, possuindo base bem definida e comprimento médio. As orelhas são inseridas bem afastadas e erguidas, são de tamanho médio com as pontas arredondadas, em alguns casos apresentam penachos. Os olhos também são inseridos afastados, sendo grandes e redondos, ligeiramente oblíquos, a cor se apresenta em harmonia com a pelagem, sempre nítida e pura, geralmente nas cores azul, verde, âmbar ou dispares (um olho âmbar e outro azul).
A pelagem do gato da raça Celtic Shorthair é curta, densa e lustrosa, não apresentando sub-pelo. Para a raça são aceitas todas as cores e padrões com exceção do lilás, do chocolate e colourpoint. A cauda é de comprimento médio, sendo grossa na base, afinando na direção da sua ponta que é arredondada. As patas do Celtic Shorthair são fortes e sólidas, de comprimento médio, elas se adelgam em direção aos pés que são redondos. A raça é muito comparada com o gato doméstico – que se desenvolve naturalmente – porque não foi criada dentro de critérios normalmente usados para desenvolver novas raças. É importante que o Celtic Shorthair não seja parecido demais com o American Shorthair ou com o British American.
Cuidados específicos
Gato de fácil manutenção, o European necessita apenas de escovação semanal para remoção de pelagem morta e para manter a aparência saudável de sua pelagem. Banhos esporádicos também são indicados para esse bichano.
Saúde
Até o momento o Celtic Shorthair não apresentou nenhum problema de saúde de origem genética, sendo considerado um gato saudável.
História do European
A origem exata dessa raça permanece um enigma. A ideia mais comum é que a história do European começa nos tempos de Império Romano, quando os primeiros gatos provenientes da África foram espalhados pela Europa pelos romanos – da mesma forma que eles fizeram com sua cultura. Dessa forma, os criadores suecos começaram um programa de criação para se obter gatos que relembrassem os primeiros gatos trazidos pelos romanos para o continente. Usando gatos sem pedigree, mas com aparência atrativa, eles obtiveram o European.
Apesar de uma história que se inicia no começo do século XX, o European é reconhecido apenas pelo FIFe, uma vez que permanece bastante raro fora do continente europeu.
Características do European
Como o European é um gato de origem muito variada – diversos gatos sem pedigree foram usados para se obter essa raça – é muito difícil definir um padrão único para todos os gatos dessa raça quando o assunto é seu temperamento. Geralmente mais são mais sociáveis e de fácil convivência quando comparados a gatos sem raça e crescidos na rua, mas ainda possuem um forte instinto de caça.
Manter um gato dessa raça é fácil, uma vez que eles não possuem problemas de saúde genéticos e exigem apenas uma escovação semanal de sua pelagem e banhos ocasionais. A adaptação do European é fácil e ele geralmente vai viver bem no estilo que sua família humana lhe impor, ainda que prefira viver numa semi-liberdade, podendo sair para caçar.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato