Curl Americano Pelo Curto
Sendo uma raça de temperamento fácil, o Curl Americano Pelo Curto é uma boa opção para pessoas que nunca tiveram gatos, são indicados para aposentados, solteiros com outros animais de estimação e famílias com crianças, com quem convive tranquilamente.
Origem
A raça American Curl Shorthair surgiu no início dos anos de 1980, na Califórnia. A primeira gata da raça foi adotada pela família Rega, possuía pelos negros e as orelhas enroladas características. No mesmo ano, essa gata teve quatro filhotes, dois deles também com as orelhas características do American Curl Shorthair. Uma amiga da família, Nancy Kiester, decidiu então empreender na criação da raça.
O gene dominante responsável pelas orelhas enroladas da raça é diferente do encontrado na raça Scottish Fold, de maneira que essas raças não podem ser comparadas entre si. O reconhecimento do American Curl Shorthair pela TICA ocorreu em 1986 e pela CFA em 1991. Essa raça é pouco comum, especialmente fora dos Estados Unidos.
Comportamento
A raça Curl Americano Pelo Curto é conhecida por seu temperamento equilibrado e pouca tendência a miar, preferindo usar outras formas para atrair a atenção das pessoas. De convivência pacífica, esse gato convive bem com outros animais de estimação e crianças. Com seu dono costuma ser bastante apegado, sendo um bichano sensível e sociável. Gosta de brincadeiras e é bastante ativo, sendo necessária alguma ocupação diária e algum espaço, apesar de ser um gato adaptável a variadas situações.
O gato American Curl Shorthair combina o lado dócil de gatos de raça com a esperteza dos gatos de rua. Esse gato é curioso e todo dia parece querer encontrar uma nova aventura e novos desafios, em uma nova casa ele vai ficar alerta e analisando a situação, mas sempre respeitando que estava lá antes dele. Por ser bem ligado as pessoas, é comum que o American Curl tente inclui-las em suas atividades ou se incluir na atividade delas, ao mesmo tempo não se importa de parar um pouco para deitar em seu colo e assistir um pouco de TV com você. Com uma personalidade que parece sempre de um filhote, o American Curl Shorthair ganhou o apelido de “Peter Pan dos gatos”.
Aspecto
De tamanho médio, a raça pesa de 3 a 5 kg. Os ossos e músculos do American Curl não devem ser finos nem pesados demais, seu corpo é do tipo semi-estrangeiro. Sua cabeça é mais comprida do que larga. Os olhos grandes são inseridos afastados, apresentando o formato de noz, a coloração não tem relação com a pelagem e deve ser viva e uniforme. As orelhas são o diferencial do American Curl, são levemente grandes, largas em sua base e com extremidades arredondadas. Internamente as orelhas são bem guarnecidas de pelo, a cartilagem da região é firme ao toque e ocorrem em três variações: ligeiro rebatimento, curvatura parcial e curvatura completa, se apresentando como uma lua crescente. Os gatos Curl Americano Pelo Curto mais procurados são os que apresentam a curvatura completa de suas orelhas, no entanto a curvatura definitiva só ocorre entre os três e quatro meses de idade.
O American Curl se apresenta em duas variações de pelagem, sendo a variação Longhair mais comum na atualidade. A variação Shorthair apresenta pelo curto, fino, sedoso, com pouco sub-pelo, o que leva a raça a ter pouca troca de pelagem. Todas as cores e padrões de pelagem são admitidos para a raça. A cauda do gato da raça American Curl Shorthair apresenta mesmo comprimento que o corpo do felino, sendo mais grossa em sua base, se afilando até a ponta arredondada. A maturidade do American Curl só ocorre entre os dois e três anos de vida. Outra informação importante é que todo American Curl nasce com orelhas retas, mas elas começam a enrolar na primeira semana de vida.
Cuidados específicos
De manutenção simples, o Curl Americano Pelo Curto exige apenas escovações periódicas de sua pelagem para mantê-la livre de pelos mortos e de bom aspecto. As orelhas podem ser limpas, desde que seja utilizado produto adequado. Aliás, é indicado que o dono sempre verifique as orelhas dessa raça para evitar possíveis infecções e as orelhas nunca devem ser forçadas para uma posição diferente da natural.
Saúde
A raça Curl Americano Pelo Curto não possui qualquer problema de saúde relacionado ao gene dominante que leva a característica de orelhas enroladas. Dessa maneira, os gatos dessa raça são considerados saudáveis e não há problema no cruzamento entre dois gatos American Curl.
História do Curl Americano Pelo Curto
Uma das raças nativas dos Estados Unidos, o Curl Americano Pelo Curto possui uma matéria bem recente. O casal Ruga, de Lakeland, Califórnia, foram responsáveis por acharem o primeiro exemplar da raça em 1981, sendo considerada a matriarca da raça American Curl. Uma fêmea de pelos pretos e com orelhas diferentes estava perto de sua casa e eles a adotaram. Logo essa fêmea teve uma ninhada, sendo que metade dos filhotes possuía as orelhas enroladas, o que causou uma discussão sobre a origem genética dessa característica. No ano de 1983, começou a criação da raça.
Um famoso geneticista inglês, Roy Robinson, foi responsável por terminar que o gene responsável pela característica de orelhas enroladas – o gene Curl – era dominante, depois de analisar uma grande quantidade de filhotes provenientes de diferentes ninhadas. Esse geneticista também afirmou não encontrar qualquer problema genético no Curl Americano de Pelo Curto, de maneira que a raça pode enfim se estabelecer.
Características do Curl Americano Pelo Curto
O Curl Americano é especialmente conhecido por suas orelhas enroladas, mas seus grandes olhos em forma de noz também é uma característica importante e junto das orelhas lhe dá uma expressão que é ao mesmo tempo alerta e feliz. O gato dessa raça é exuberante em sua aparência e possui um temperamento muito agradável, gostando de crianças, convivendo bem com outros pets e sendo bastante ligado com seu dono, além de se adaptar a diferentes tipos de situações com facilidade.
Um Curl Americano Pelo Curto é ativo, curioso e gosta de brincadeiras, mantendo esse lado filhote de sua personalidade por toda sua vida. A principalmente característica da raça só se fixa por volta das 16 semanas de vida e as orelhas de todos os filhotes são retas no momento do nascimento, começando a enrolar na primeira semana de vida.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato