Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Afghan Hound

Afghan Hound

Difícil de acreditar que o penteado Galgo Afegão, ou simplesmente Afghan Hound, um dos cães que precisa de mais horas no cabeleireiro em concursos de beleza, antes era um excelente cão de caça que perseguia lebres e gazelas. Atualmente, deixou para trás seu passado caçador e se dedica totalmente ao mundo da moda e da companhia.

Origem

As origens do Afghan Hound são confusas, mas é certo que nas raízes das exportações de cães para a Grã-Bretanha no final do século XIX apareceram os que hoje são considerados como os primeiros Lebrel Afgano. No início dos anos 20, haviam duas variedades de Afganos, uns que vinham das regiões mais montanhosas do Afeganistão e outros que vinham das planícies ou zonas de deserto na fronteira entre o Afeganistão e a Índia, divergências que causaram atritos entre os fãs da raça. Sob a descoberta de que ambos os cães procediam do Afeganistão, os dois tipos foram sendo misturados de pouco em pouco, até que em 1933 foi formado um padrão único.

Comportamento

O Afghan é calmo, quieto e reservado, mas também é alegre, carinhoso e palhaço (sem se tornar cansativo ou submisso). É intuitivo, inteligente, tem uma boa memória e um grande senso de iniciativa. Ele gosta de correr ao ar livre.

Aspectos

O Afghan Hound é um cão alto e estilizado que se caracteriza por seu manto de pelos compridos, sedosos e finos que cobrem todo o seu corpo. Tem orelhas ligadas em sua cabeça comprida e refinada. O rabo tem poucos pelos e termina em forma de anel. O Afghan pode ser de qualquer cor.

Cuidados Específicos

A manutenção dos pelos do Afghan é exigente, precisa de três sessões de escovação por semana e um banho por mês.

O Afghan Hound se adapta bem a viver dentro de casa sempre e quando é levado para passear tem que ser, no mínimo, por uma hora. Também é um cão que precisa de tempo para a vida social, senão pode se tornar reservado e introvertido.

Saúde

O Afghan pode ser afetado por uma má formação das articulações do cotovelo ou pela displasia coxofemural. É muito sensível às preparações químicas (como pó anti-pulgas), anestesia, tranquilizantes e cortisona.

História do Afghan Hound

O Afghan Hound é uma raça única e nobre, que tem suas origens históricas como um cão criado, levando em conta as forças que tem nas patas e na firmeza de seus movimentos. Estes cães tem patas ágeis e podem ter espetaculares alterações de velocidade. O Afghan Hound é um cão que caça com sua vista e não utiliza o olfato. Ele examinará, frequentemente, o horizonte distante com uma mira fixa e parece como se visse objetos que os humanos não podem perceber. O instinto caçador segue presente em alguns exemplares desta raça. As partes de caça menor, como os coelhos, são particularmente interessantes para o Afghan que está de bom humor e que se permite dar esse prazer.

Ele é um dos cães mais incríveis e totalmente únicos em muitos aspectos físicos e psicológicos. Para aqueles que querem compreender a raça, uma vez que se vive com um deles é difícil encontrar outra raça que iguale o companheirismo deste cão.

Os Afghan se encontravam, originalmente, no Afeganistão, um país com uma geografia e um clima extremamente duros. As semelhanças entre o Afghan e o Saluki nos corpos e cabeças levaram a crer por muitos especialistas que o segundo foi antecessor do primeiro. Ambas as raças foram comparadas com o Greyhound. O Afghan teve um apelido de Greyhound Persa.

Na história canina do Afeganistão, parece que várias raças do tipo lebrel foram populares entre os povos indígenas. Com a passagem do tempo, se supõe que várias linhas foram formadas e utilizadas para diversos tipos de caça. Estes cachorros receberam o nome coletivo de Tazis. Os antigos Afghan Hound foram muito apreciados por suas qualidades como companheiros para a caça.

Características do Afghan Hound

O típico Afghan Hound é, em grande parte, uma criatura com o pensamento independente e um espírito livre. A maneira mais fácil de viver com isso é simplesmente aceitar, no entanto, a raça também é carinhosa. Os Afghan podem oferecer muito amor e lealdade, mas esse afeto nem sempre é demonstrado, muitas vezes este cão oferece com uma certa distância.

Os Afghan Hounds são auto-didatas, o que significa que não copiam o comportamento dos outros cães, mas sim criam seus próprios. Não seria sensato acabar com as vontades do cão para que se adaptem às suas vontades. Em vez disso, é bastante necessário seguir caminhos diferentes.

Embora muitos Afghan Hound sejam excelentes companheiros e dignos de confiança com as crianças, não se trata de uma raça recomendada como cão adequado para elas. Isto é, principalmente, devido ao fato de não aceitarem, como regra geral, que façam travessuras com eles.

Obviamente, não se deveriam fazer essas travessuras com nenhum cachorro, mas muitas raças toleram o comportamento inocente e impróprio das crianças, coisa que um Afghan pode achar bem difícil de tolerar. Perturbar esta raça pode resultar em um cão que se torna nervoso e introvertido quando está com as crianças. Em alguns casos pode dar lugar à agressividade, devido à ansiedade e ao estresse que causam no cachorro.

 


Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!