Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Raiva

A Raiva é uma infecção viral, na maioria das vezes fatal, transmitida primariamente por mordidas. Gambás, morcegos e raposas podem ser os hospedeiros dessa enfermidade. Essa doença também é fatal para humanos. Apenas um caso de sobrevivência da raiva em humanos foi relatado pelo tratamento precoce da enfermidade antes do aparecimento dos sinais clínicos. Para controlar essa doença os filhotes devem ser vacinados ao atingirem três a quatro meses de idade e posteriormente vacinados anualmente.

 

Cada estado apresenta suas próprias leis para o controle da raiava. Muitos estados determinam que animais de estimação adultos devam ser vacinados no intervalo de três anos, no entanto, outros estados determinam essa vacinação anualmente. Caso as pessoas ou seus animais de estimação sejam mordidos por animais desconhecidos (cão, gato ou animais silvestres) ou não vacinados, as pessoas devem ser conduzidas a um posto de saúde local e os animais encaminhados aos veterinários para uma consulta.

 

Caso os animais mordam eles devem ser apreendidos, e se possível o veterinário desse animal ou o sistema de saúde local deve ser comunicado imediatamente. O teste para diagnóstico positivo para raiva pode ser feito, mas isso requer que o animal seja eutanaziado, pois o teste só pode ser realizado em tecidos cerebrais. A prevenção da raiva pode ser realizada com a vacinação regular de cães e gato.

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!