Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Timpanismo e torção gástrica

Timpanismo e Torção Gástrica são doenças sérias e seu pet deve ser levado imediatamente ao atendimento emergencial se elas vierem a ocorrer. Algumas raças de cães com tórax profundo e cintura estreita, como os Hounds, Bouvier de Flandres ou Dobermans são mais susceptíveis a síndromes de Timpanismo e Torção Gástrica.

 

Isto ocorre quando o estômago se torce por sobre seus ligamentos de suporte e seu conteúdo começa a liberar gases sob pressão. Uma doença similar é encontrada nos bovinos e cavalos. Cães que já sofreram essa síndrome são muito susceptíveis a um segundo episódio que normalmente é mais severo que o primeiro, e este é um caso em que cuidados veterinários imediatos são muito importantes, normalmente requerendo cirurgia abdominal para prevenir a recorrência.

 

O diagnostico da Timpanismo e torção gástrica é baseado no exame físico, histórico e radiografias abdominais. Comumente a dilatação e o vólvulo ocorrem quando o pet come uma refeição grande e logo depois entra em muita atividade. Inicialmente o cão pode ficar inquieto, pode tentar forçar o vômito continuamente, mas sem sucesso. Isto ocorre porque o estômago sofreu uma torção impedindo que qualquer coisa entre ou saia do trato digestivo. A pressão dentro do estômago começa a aumentar e o cão pode salivar e ficar ofegante excessivamente. Se esta condição progredir o cão ficará letárgico, com o estômago muito inchado e poderá desmaiar. Se não for tratado, os órgãos internos podem sofrer danos e sem tratamento imediato esta condição é fatal.

 

O objetivo do tratamento é reduzir a pressão no estômago e retorná-lo à posição normal. Durante a cirurgia, o estômago e os órgãos internos são examinados para encontrar danos e então o estômago é fixado para prevenir a recorrência desta condição.

 

Em alguns casos é feita uma sutura profilática do estômago para fixa-lo caso o paciente precise fazer uma cirurgia abdominal por outras razões. Outras medidas preventivas incluem restrição de exercício antes e após alimentação. Alimente seu cão duas vezes ao dia ao invés de uma e não coloque os pratos de água e comida em locais elevados.

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!