Cão Pelado Mexicano
O Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz referência ao Deus Asteca Xolotl. Historicamente, uma das missões deste cão calvo era conduzir as almas dos mortos em sua viagem para a eternidade. Há diversas teorias sobre as origens da raça e as primeiras referências são as estatuetas de cães pelados (feitas com argila) encontradas em túmulos no México, que remetem a muito antes da conquista espanhola no século XVI. Acreditava-se que os cães sem pelos poderiam ter atravessado o Estreito de Bering em companhia do homem, há milhares de anos, a partir da Ásia para a América. Entretanto, por causa de sua falta de pelo, este cão dificilmente poderia resistir a temperaturas tão baixas, fato que reforça outras teorias que sustentam que os seus antepassados foram importados da África pelos assírios e egípcios.
Comportamento
O Cão Pelado Mexicano é simpático e afetuoso com seus donos, além de muito gentil com as crianças. Ele se apega muito aos donos, mesmo que demore a ganhar sua confiança. Esta raça se dá bem com outros animais domésticos da família, como gatos e papagaios. É um cão gentil, calmo, obediente e, por não ter pelo, é um animal muito limpo.
Aspecto
O Cão Pelado Mexicano normalmente não tem pelo, embora alguns exemplares da raça possam ter um disco de pelos na testa, também nos dedos e na ponta da cauda, sendo uma pelagem curta e grossa. A parte traseira é forte, ampla e direta. Seus olhos são amendoados e as orelhas são finas e grandes. A raça é dividida por tamanho, em três categorias: padrão, intermediário e miniatura.
Cuidados específicos
O Cão Pelado Mexicano não precisa de nenhum cuidado especial, mas, como ele gosta muito de se expor ao sol, é aconselhável tratar e proteger bem a sua pele com óleo de amêndoas ou filtro solar. Também é aconselhável mantê-lo bem aquecido. O proprietário deve ser paciente e compreensivo com o seu cão durante a fase de “adolescência”, quando pode apresentar um comportamento um tanto quanto tímido e nervoso.
Saúde
Os problemas mais comuns da raça normalmente estão relacionados à dentição, por vezes incompleta ou desalinhada.
História do Cão Pelado Mexicano
O Cão Pelado Mexicano é uma das raças mais antigas do mundo. Este cão parece ter sido importado para o México a partir do nordeste da Ásia pelos antepassados nômades dos Astecas. Os primeiros habitantes do México, os Toltecas, tinham em seus templos os cães da raça Chihuahuas. Os Astecas conquistaram o país e trouxeram o cão. Para uns, o cruzamento destas duas raças teria resultado no Cão Chinês de Crista.
Índios saboreavam sua carne ou guardavam-na para se protegerem ou curar doenças. As primeiras descrições deste cão datam do século XVII. O American Kennel Club publicou, em 1933, um padrão do Cão Pelado Mexicano. Esta raça é rara na Europa.
Características do Cão Pelado Mexicano
O Cão Pelado Mexicano é vivo, alegre, mas calmo e muito afetuoso, tem bom temperamento e é um companheiro agradável. Por ser muito desconfiado com estranhos, se torna um bom cão de guarda. A raça não exige cuidados especiais e é bem fácil de cuidar, precisa de pouco exercício, mas necessita de banhos regulares e aplicação de cremes para proteger a sua pele, bastante sensível ao sol e ao frio.
O Cão Pelado Mexicano é bem proporcionado e muito harmonioso. Sua pele é lisa e bastante macia ao toque.
Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato