Cão com prisão de ventre? Confira algumas dicas para ajudar seu pet a sair desse aperto!
Depois de meses ou até anos se acostumando a jogar as fezes do cachorro no lixo, os donos são os primeiros a perceber quando há algo de errado com o ritmo intestinal do pet. A prisão de ventre não acontece apenas com os humanos e, nos cães, o problema pode se tornar grave e provocar danos permanentes ao trato gastrointestinal. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas de como evitar e tratar a prisão de ventre.
Principais causas da prisão de ventre
Vários fatores podem levar um cão a apresentar prisão de ventre. “As causas podem ser desde uma desidratação, obstrução e até uma necessidade de teores maiores de fibra”, explica a veterinária Clarissa Galvão. A dificuldade para eliminar as fezes também pode ser provocada por dores na região, falta de exercícios, problemas neurológicos e até uso de medicações.
Procure ajuda de um veterinário
Ao perceber que seu cachorro está com prisão de ventre, é importante procurar o auxílio de um especialista capaz de avaliar a causa primária do problema, antes de adotar qualquer medida caseira. “Primeiro, devemos realizar exames para descartar obstruções e desidratação”, afirma a veterinária. Assim, o profissional poderá orientar melhor o dono de acordo com o caso.
Alimentação adequada pode aliviar prisão de ventre
A alimentação é um dos aliados mais importantes para tratar a prisão de ventre, como afirma Clarissa: “Podemos usar rações específicas ou até mesmo alimentos, como mamão, abóbora e farelo de trigo”. A quantidade varia com o tamanho do pet. Para cães pequenos, uma colher de abóbora amassada é suficiente e pode ser misturada à ração, enquanto cães maiores podem receber mais de uma colher.
Acúmulo de pelos atrapalha saída das fezes
Dar uma boa olhada na região do rabo do seu cão também pode ajudar a contornar a prisão de ventre. Em alguns cachorros muito peludos, os pelos dessa área podem embolar e até mesmo se misturar aos dejetos, impedindo sua saída. Se for o caso, tente limpá-lo ou leve-o ao veterinário para que a limpeza e a tosa sejam feitas.
Desidratação pode causar prisão de ventre
Como a desidratação resseca as fezes e atrapalha sua eliminação, uma das medidas mais importantes para combater e evitar a prisão de ventre é estimular seu cãozinho a beber água, levando uma garrafinha de água para passeios ao ar livre, especialmente em dias quentes, e umedecendo o alimento seco com um pouco de água. Uma outra alternativa é investir em alimentos úmidos para cães.
Exercícios físicos podem ajudar
A prática de atividades físicas também é uma maneira de aliviar a prisão de ventre. Em alguns casos, simples brincadeiras no jardim, na rua ou no parque servem como movimentos para normalizar o trânsito intestinal do cachorro. Só não se esqueça de levar uma sacola plástica para recolher as fezes, caso os exercícios sejam suficientes para resolver o problema.
Fonte:
msn.com.br | Dra. Clarissa Galvão é médica veterinária, especialista em Clínica Geral e Nutrologia e atende no Rio de Janeiro. CRMV-RJ: 9996 *As informações apresentadas no artigo foram desenvolvidas com base nas respostas fornecidas pela veterinária Clarissa Galvão à redação.