Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Khao Manee

Gatos da raça Khao Manee muitas vezes são surdos ou parcialmente surdos, aspecto bastante comum em gatos de pelagem branca e olhos azuis. Eles adoram atenção, brincadeiras e estar com pessoas. O nome da raça é tailandês e significa “gema branca”, sendo muitas vezes conhecido como “olhos de diamantes”.

Khao Manee tem como características mais marcantes sua pelagem branca e seus olhos azuis ou dispares – geralmente azul e âmbar ou verde. De personalidade doce, o gato dessa raça é uma ótima opção para as pessoas que querem ter seu primeiro felino doméstico, famílias com crianças ou pessoas com outros animais de estimação.

Origem

Apesar de ser uma raça pouco conhecida pelas pessoas e reconhecida pelas associações felinas, o Khao Manee é uma das raças que teve sua origem no reino de Siam – atual Tailândia – e muitos afirmam que esse gato é o verdadeiro gato real de Siam, desenvolvido há vários séculos. No inicio a raça recebia o nome de Khao-plort e possuía olhos azuis-acinzentados, tendo surgido há pelo menos 700 anos. Os criadores tailandeses provavelmente passaram a inserir olhos dispares na raça há cerca de 100 anos, mas isso é incerto. Apenas em 1999 exemplares dessa raça deixaram a Tailândia, chegando aos Estados Unidos, onde um programa de desenvolvimento foi iniciado por Colleen Freymuth.

Atualmente a raça Khao Manee não é aceita por nenhuma das associações felinas americanas com exceção da TICA desde 2009 (como Khaomanee na categoria Advanced New Breed), além de ser considerada bastante rara. Sua raridade talvez esteja relacionada ao fato que esse felinos eram propriedade exclusiva da realeza e pessoas comuns não podiam criá-los, além de serem fortemente protegidos contra a exportação.

Comportamento

Gatos Khao Manee são de personalidade amigável e sociável, por isso costumam conviver muito bem com crianças e outros animais de estimação – incluindo cachorros -, adorando interagir com pessoas. São inteligentes, curiosos e adoram brincadeiras, por isso a interação é muito importante mantê-los felizes. Aliás, atenção é uma coisa que o Khao Manee adora receber, por isso pessoas solteiras devem ter outro animal que façam companhia e esse bichano que não lida bem com a solidão, mesmo sendo independente.

Como a raça está bastante relacionada com o Siamês é comum que este gato seja bastante vocal e use sua voz para dar avisos ao seu humano, não sendo necessariamente um felino barulhento. Apesar de ser bastante ativa essa raça é muito carinhosa e aprecia momentos em que pode se enrolar no colo do dono e receber um pouco de atenção a afagos. Uma das coisas que você pode esperar do gato Khao Manee é que ele vá até a porta receber todo mundo que chega, não sendo nada reservado.

Aspecto

Raça de porte médio e elegante, com corpo atlético e muscular, pesando geralmente entre 3,5 e 4,5 kg. A estrutura óssea é mediana e os músculos são firmes, com corpo do tipo semi-estrangeiro. A cabeça é em formato de cunha modificada com bochechas proeminentes. As orelhas são medianas a ligeiramente grandes, ovais nas pontas, inseridas afastadas e possuindo base larga, dando uma aparência alerta ao gato. Os olhos mediados para grandes, ligeiramente ovais e inseridos afastados, são ambos azuis ou verdes ou âmbar, também podem ser dispares, sendo um azul e o outro âmbar ou verde, sendo preferíveis os exemplares com olhos diferentes. Gatos Khao Manee podem nascer surdos ou parcialmente surdos nos exemplares com olhos azuis.

Todo gato da raça Khao Manee nasce com pelagem branca pura e curta, com pouco subpelo e textura macia, crescendo rente ao corpo. Alguns filhotes podem nascer com um caminho de pelos mais escuros na cabeça, mas essa coloração some durante o primeiro ano de vida. A cauda é tão longa quanto o corpo, se afilando em direção a base. Um trabalho importante realizado pelos criadores da raça é evitar que o Khao Manee ganhe características muito ocidentais, descaracterizando sua beleza e padrão iniciais.

Cuidados específicos

Sua manutenção é bastante simples e básica, exigindo apenas uma escovação semanal para deitar sua pelagem saudável, macia e livre de pelos mortos. A raça Khao Manee possui pouco subpelo e por isso seu pelo muda pouco.

Saúde

Apesar de não ser uma regra, gatos de pelagem branca e olhos azuis costumam carregar o gene da surdez, ou seja, nem todo gato com essas características é surdo, mas muitos podem ser. O ideal é que os gatos Khao Manee sejam testados para surdez por seus criadores. Tirando essa característica a raça é considerada saudável e sem outros problemas de saúde de origem genética.

História do Khao Manee

Existem quatro raças felinas muito antigas que surgiram na Tailândia quando o país ainda era conhecido como Siam, sendo eles o famoso Siamês, o Korat, o Burmês e, por fim, o Khao Manee. Originalmente a raça sempre teve a pelagem branca, mas os olhos eram azuis-acinzentados e apenas a família real podia cria-la. A raça foi descrita há cerca de 700 anos no Tamra Maew – antigo livro de poemas sobre gatos de Siam – como Khao-plort. Em algum ponto, não se sabe exato quando, mas acredita-se que foi a cerca de 100 anos, os criadores tailandeses passaram a introduzir olhos dispares a raça.

Khao Manee foi longamente protegido contra exportações, por isso a raça só chegou ao mundo ocidental em 1999, quando a criadora Colleen Freymuth levou exemplares para os Estados Unidos e passou a trabalhar com os mesmos. Desde 2012 a TICA aceita a raça como Advanced New Breed, mas as demais associações felinas ainda não reconhecem o Khao Manee. Esse gato é considerado bastante raro atualmente.

Características do Khao Manee

As principais características da raça – e que a tornam única – são sua pelagem branco sólido e os olhos azuis ou dispares. O Khao Manee também pode ter olhos verdes ou âmbar, mas são mais esperados os olhos dispares em azul com verde ou âmbar. Alguns exemplares podem ser surdos ou parcialmente surdos, problema de saúde bastante relacionado aos gatos de pelagem branca e olhos azuis, apesar de não ser uma obrigatoriedade.Em seu temperamento o Khao Manee é muito inteligente, curioso e independente, mas adora o contato com pessoas e outros animais de estimação, não gostando de passar muito tempo sozinho. Ele se adapta a casa com crianças e até mesmo com cachorros, sendo um felino amigável do tipo que recebe as visitas assim que elas chegam em casa. Apesar de muito ativo e adorar brincadeiras interativas o gato dessa raça também aprecia deitar no colo de seu dono e receber carinhos.


Autor: Dr. Ricardo Tubaldini | Fonte: CachorroGato

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!