Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Piometra

A piometra canina, também denominada complexo hiperplasia cística endometrial, é uma enfermidade que acomete principalmente a cadela adulta, é caracterizada pela inflamação do útero com acumulação de exsudatos (líquido inflamatório).

 

Esta é uma enfermidade basicamente de fêmeas de meia-idade e ativas reprodutivamente, tendo em média cerca de oito anos de idade. Nestes casos, a piometra recebe a denominação de síndrome da cadela idosa. Cadelas mais jovens também podem desenvolver piometra. A causa mais comum da doença nestes casos é o uso de progestágenos exógenos para supressão do estro. (ANTICONCEPCIONAL CANINO/ INIBIDORES DE CIO).

 

utero

 

Existem basicamente dois tipos de piometra, as de cérvix aberta e as de cérvix fechada. Alguns casos se revelam agudos e graves em 1 a 2 semanas e requerem atenção imediata e precoce para que se possa salvar a vida do animal. Isto ocorre normalmente quando a cérvix está fechada.  Em outros, especialmente aqueles em que a cérvix está aberta por onde há drenagem de conteúdo purulento, a doença pode persistir por 1 mês ou mais.

 

uteropiometra

 

Os sinais clínicos encontrados são depressão, anorexia (perda de apetite), vômito, polidipsia (aumenta ingestão de água), poliúria (aumento da freqüência urinária) e perda de peso.

 

O corrimento vaginal purulento está presente em 75% das cadelas com piometra.

 

O diagnóstico baseia-se nos sinais clínicos e exames complementares, tais como radiografias abdominais e ultrasonografias, evidenciando distensão uterina em decorrência da grande quantidade de líquido em seu interior.

 

Se não diagnosticada precocemente, a piometra pode resultar em alterações clínicas sérias como insuficiência renal ou até septicemia (infecção generalizada). A insuficiência renal aguda (IRA) está entre uma das mais importantes complicações citadas na literatura, pois quando presente, o índice de mortalidade pode chegar a mais de 70%.

 

A ovariohisterectomia é o tratamento adequado para esta patologia, e posteriormente o uso de medicamentos para controlar e evitar disseminação sistêmica.

 

É muito importante observar as fêmeas no período do cio, quanto à duração do mesmo, periodicidade e regularidade. Evitar o uso de inibidores de cio e/ou anticoncepcionais. Se for um animalzinho sem interesse reprodutivo, consulte seu veterinário e agende a castração, pois assim você evitará esse tipo de doença e outros problemas, como reprodução indesejada, redução da incidência de tumores mamários e outras doenças reprodutivas.

 

M.V Edoardo Tancredi     CRMV SP 28.062

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!