Atendimento Veterinário Campinas 24 Horas

É dos Bichos Campos Elíseos Clínica Veterinária

Gripe dos Cães Traqueobronquite Infecciosa Canina

A traqueobronquite infecciosa é o termo usado para definir uma desordem respiratória repentina, altamente contagiosa, que afeta a laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e, ocasionalmente, as narinas e espaços pulmonares.

“Tossi dos Canis”  ou “Gripe dos Cães” é a denominação popular desta doença pelo fato de ser disseminada por aerossóis, ou seja, gotículas eliminadas no ar através da tosse e espirros dos animais contaminados, de forma que facilmente ocorre o contágio dos animais presentes em um mesmo ambiente.

 

Agentes causadores

  De distribuição mundial e reconhecida como mais comum das doenças infecciosas dos cães, tem como seus agentes os vírus da Parainfluenza canina, Adenovírus tipo 1 e tipo 2, Herpesvírus e o Reovírus canino tipo 1, tipo 2 e tipo 3. São citadas ainda as bactérias em especial a Bordetella bronchiséptica.

 

bordetella
Bordetella bronchiséptica.

 

É muito comum ocorrerem infecções mistas envolvendo estes vírus e bactérias, o que desencadeia um efeito conjunto na doença clínica que, desta forma, adquire um caráter mais grave.

 

Enquanto o vírus da Parainfluenza é o mais comumente isolado de cães, a Bordetella bronchiseptica é a bactéria mais comum nesta enfermidade. Em exclusivo esta bactéria é considerada oportunista do aparelho respiratório durante muito tempo, atualmente é reconhecida como causador primário da infecção, sendo que a colonização dos órgãos respiratórios, desempenha papel fundamental no desenvolvimento desta doença.

 

Mecanismo de agressão dos causadores da gripe 

O aparelho respiratório é constantemente exposto a diferentes tipos de microorganismos maléficos a saúde, que entram em contato direto com a parede da traquéia, laringe, faringe e dos pulmões. Para a manutenção do bem estar e proteção deste delicado e complexo sistema, existe um sofisticado mecanismo de defesa que é o “aparelho mucociliar” e tem como a principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao aparelho respiratório, através das células ciliadas da parede dos órgãos respiratórios, assim corpos estranhos, aerossóis que são partículas minúsculas, ácaros, fungos, bactérias e até mesmo diferentes tipos de vírus são transportados através do movimento das células ciliadas para serem eliminados, através da tosse.

 

Um exemplo da bactéria Bordetella bronchiséptica é o seu alvo primário a parede das vias aéreas onde se adere às células ciliadas, causando destruição três horas após o contato, uma inflamação imediata primariamente e prejudicando a função de defesa e a saúde dos órgãos respiratórios, causando diminuição da imunidade celular isto é perde a capacidade de combater os microorganismos invasores.

 

Devido esta agressão as paredes de todos os órgãos respiratórios ficam predispostas a infecções consecutivas.  Podendo ocorrer um agravamento ainda maior do quadro clínico e resultar em uma pneumonia de risco a vida.

 

Por estar debilitado, e sua imunidade baixa, o animal pode ter infecção pela bactéria Bordetella bronchiséptica e o vírus da Cinomose Canina, este sendo o mais comum a outras infecções virais.

 

 

Sintomas – Alterações Observadas

Na forma branda ou não complicada, o sintoma mais com mais comum e evidente é a tosse curta, freqüente e de som seco devido à traqueobronquite (porção da traquéia com inflamação dos brônquios), freqüentemente acompanhada de engasgos ou movimentos de esforço de vômito, que podem ser confundidos com ânsia de vômito pelos donos dos cães.

 

O som da tosse pode ser alto devido à laringite (inflamação da laringe) e ao inchaço das cordas vocais, A tosse é aumentada com exercício, excitação ou pressão sobre a traquéia e é facilmente desencadeada por palpação nessa região ou simplesmente ao puxar a coleira do animal.

 

O cão se alimenta normalmente e não apresenta indisposição e febre.

 

tosseseca

Tosse seca.

 

bronquite

Bronquite.

 

Os sintomas da infecção ocorrem de 2 a 14 dias após a exposição e se não houver complicação do quadro por outros agentes, os sintomas duram por volta de 10 dias e mesmo durante o tratamento os animais continuarão transmitindo a bactéria por 6 a 14 semanas, podendo contaminar outros animais.

 

Na forma severa ou complicada da doença, normalmente associada à infecção conjunta por bactérias como a Bordetella bronchiséptica e os vírus Parainfluenza Canina e Adenovírus tipo 1 e tipo 2 os mais comuns, a tosse se torna produtiva devido a tranqueobronquite acrescida de broncopneumonia (inflamação severa dos pulmões). Neste caso, o cão apresenta rejeição da comida, perda do peso, sem vontade de fazer qualquer coisa, febre, secreção nasal catarral e conjuntivite uma inflamação dos olhos.

 

Então uma combinação de fatores, como idade estado imunológico do indivíduo, tipo e número de microorganismos envolvidos, e ainda a existência de doenças simultâneas, contribuindo para o agravamento dos sintomas.

 

Diagnóstico – Resposta Médica

Baseia-se principalmente, nos sinais clínicos e no histórico de exposição recente a outros animais. Os resultados de análises laboratoriais freqüentemente encontram-se dentro dos limites de referência. Pode ser evidenciada uma alteração característica de estresse e inflamatória.

 

Uma lavagem da traquéia para análise das células presentes pode mostrar algumas alterações. Radiografias do tórax mostram bronquite (inflamação dos brônquios), embora em casos severos possam progredir para quadros de pneumonia, principalmente quando há envolvimento de vírus da gripe canina.

 

Os “swabs” são como cotonetes, mas esterilizados e servem para coletar as secreções das vias aéreas e fazer um cultivo de bactérias em laboratório assim para o melhor medicamento de escolha.

 

Tratamento – Eliminação do Agente

O tratamento deve ser pelos sintomas, de acordo com o tipo e gravidade da doença apresentada.  Recomendam-se antibióticos e os mais efetivos, capazes de alcançar o aparelho respiratório em concentração eficaz, tendo o poder de inibir o crescimento das bactérias e matá-las. O uso de corticóides é altamente eficaz na melhoria da tosse e redução do volume de secreções respiratórias produzidas, porém, evitar o uso por períodos prolongados.

Por estes motivos é necessário que o médico veterinário de seu animal faça uma severa avaliação e solicite alguns exames necessários e deste modo irá prescrever o tratamento mais eficaz.

 

Prevenção 

É possível de ser controlada evitando alguns ambientes de alta concentração populacional como canis, gatis, hotéis, etc. Claro que quando necessário a utilização de um destes locais, é fundamental que o dono do cão ou do gato se informe com a pessoa responsável do estabelecimento se é feito o controle da carteira de vacinação antes da entrada dos animais. Tendo em mente que a bactéria Bordetella bronchiséptica é bastante resistente, que pode permanecer por até 24 semanas em um ambiente favorável.

 

Desinfetantes apropriados são uma boa alternativa para higienização do local e devem ser utilizados com muita freqüência nestes locais.

 

Hoje se encontra nas clínicas veterinárias as vacinas para a prevenção contra a Bordetella bronchiséptica, Adenovírus canino tipo 1 e tipo 2 e o vírus da Parainfluenza canina.

 

 

tranqueo

Subcutânea.

 

intrasanal

Intranasal.

 

Atualmente, existem vacinas vivas atenuadas de aplicação intranasal e vacinas inativadas de aplicação injetável no subcutâneo.

 

Segundo estudos realizados, ambas permitem que, independente da via de administração, cães vacinados possam desenvolver ocasionalmente quadros mais brandos da doença quando comparados com animais não vacinados.

 

Eu particularmente prefiro e uso as vacinas para “Gripe Canina” de aplicação subcutânea (abaixo da pele), pois oferece maior conforto para o animal na hora da aplicação, já a intranasal (no focinho) tem maior dificuldade, desconforto e gera maior estresse no momento da aplicação, podendo ocasionar redução da dosagem vacinal como subdoses sendo assim perdendo sua eficácia.

 

Fonte: Boletim Técnico Ouro Fino bem estar animal.

Figuras: Internet, Google. Wikipédia.

 

Rômulo H. Hellmeister Belleza 

Médico Veterinário

                     CRMV 24750

Rolar para o topo

Trabalhe Conosco!